Notícias

Doenças crônicas não transmissíveis preocupam o setor

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou quais são as prioridades para 2019. Dentre elas, destaca-se o controle de doenças crônicas não transmissíveis. 


Veja Mais

Pesquisadores desenvolvem nova forma de tratar hipertensão

O novo método permite que o paciente controle a doença em casa, o que diminui as visitas frequentes ao médico


Veja Mais

Rol de Procedimentos: ANS recebe contribuições a partir desta segunda-feira

Participação social será pelo FormRol, como determina a RN nº 439
Nesta segunda-feira, 04/02, tem início o prazo para recebimento das contribuições para a atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 


Veja Mais

Conselho de Medicina regulamenta consulta, diagnóstico e cirurgia online

Regra entra em vigor dentro de três meses; CFM diz que medida era estudada há anos e não tem relação com saída de cubanos do Mais Médicos, apesar de favorecer mais áreas remotas


Veja Mais

Memed lança primeiro app brasileiro de prescrição médica

Acaba de chegar ao mercado a primeira ferramenta genuinamente brasileira que possibilita aos médicos realizarem a prescrição de medicamentos de maneira digital e inteligente, utilizando dispositivos móveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Além de agilizar o processo de prescrição médica, algumas funcionalidades do recurso beneficiam os pacientes. 


Veja Mais

Monitoramento do Agrupamento de Contratos Coletivos – 2018/2019

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que, de acordo com a Resolução Normativa nº 309, de 2012, todos os contratos coletivos com menos de 30 beneficiários de uma mesma operadora devem ser agrupados para fins de cálculo e aplicação do reajuste. 


Veja Mais

500ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada

Principais pontos discutidos na reunião da DICOL:
- INFORME acerca do início do monitoramento das redes assistenciais hospitalares. Foi ressaltada na reunião informação no sentido de que o novo sistema de alteração da rede hospitalar não alterou os critérios para substituição e redimensionamento da rede hospitalar. 


Veja Mais

Prevenção salva vidas e alivia o sistema

A edição desta quinta-feira do Jornal O Estado de S. Paulo trouxe uma reportagem com diversas bandeiras levantadas pelo IESS ao longo dos últimos anos. Intitulada “Programas de prevenção potencializam melhor uso dos planos de saúde e sua sustentabilidade” cruzou números de saúde nacionais e internacionais com diversos dados de nossos estudos para trazer informações sobre a necessidade de prevenção de doenças, promoção da saúde, revisão dos modelos de pagamento e outras urgências para o setor como um todo.


Veja Mais

Ética na Saúde e a importância da participação social

As questões de ética e compliance têm sido abordadas e discutidas pelas empresas e entidades do segmento saúde do país e inúmeras iniciativas foram concretizadas nos últimos 12 anos, com o objetivo de se alcançar um sólido comprometimento com a transparência e a integridade nas relações comerciais de produtos para saúde.


Veja Mais

Primeiros passos

A necessidade de transparência e combate ao desperdício sempre foi uma das “bandeiras” que mais defendemos. Ao longo do último mês, especificamente, abordamos exaustivamente o assunto, destacando que a “Ausência de ato regulatório impacta 15% das despesas com saúde suplementar no Brasil” e os “Tipos de fraude na saúde”, entre outros pontos de destaque do estudo especial “Arcabouço normativo para prevenção e combate à fraude na saúde suplementar no Brasil”, que fizemos em parceria com a PwC Brasil.


Veja Mais

Tragédia em Brumadinho: o perigo à saúde que vem da lama

Médicos alertam para risco de infecções, leishmaniose e dengue, além de risco futuro de câncer e doenças autoimune; bombeiros que atuam no resgate tomam remédio para minimizar efeitos do contato com lama e sofrem com efeitos colaterais.


Veja Mais

3 Tendências no setor de Healthcare para 2019

2018 foi um ano interessante para o setor de saúde e, 2019 prepara-se para ser tão bom quanto. Há um enorme mercado que precisa ser explorado devido ao envelhecimento da população mundial e o anseio de que os idosos vivam sozinhos pelo maior tempo possível. Permitir esse desejo tem sido o foco de reguladores, fabricantes e investidores.


Veja Mais

NAT-JUS X judicialização indiscriminada da saúde

Entre 2014 e 2016, a judicialização na saúde cresceu quase 250%. O total de pedidos judiciais para cobertura de remédios (alguns não aprovados pela Anvisa), realização de procedimentos, tratamentos (vários não cobertos pelo plano ou pedidos sem respeitar as regras determinadas pelo Ministério da Saúde) etc. subiu de 392,9 mil, em 2014, para 1,3 milhão em 2016.


Veja Mais

Pesquisa liderada por brasileiro mostra relação entre defeito genético e autismo

Ter apenas uma cópia do gene Setd5 alterou as conexões entre neurônios e levou a comportamentos típicos do autismo em testes com camundongos. O estudo foi publicado na revista científica 'Nature Translational Psychiatry'.


Veja Mais

Portabilidade extraordinária para clientes de operadoras em AP e SC

Beneficiários da Unimed Macapá e da Associação de Servidores de Joinville (VITASERV) têm até 60 dias para mudar de plano


Veja Mais

ANS estimula adoção de boas práticas de governança corporativa pelas operadoras

RN nº 443 dá ênfase a controles internos e gestão de riscos com vistas à solvência do setor
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta segunda-feira (28/01), no Diário Oficial da União, a Resolução Normativa - RN nº 443, que dispõe sobre a adoção de práticas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, visando à sustentabilidade do setor de saúde suplementar. 


Veja Mais

Inteligência de dados melhora gestão em hospitais

Obter informações concretas a partir de um grande volume de dados gerados na rotina hospitalar. Foi essa a proposta que norteou a criação do weKnow BI, primeira ferramenta brasileira de business intelligence voltada para o mercado de saúde. Lançada há três anos, a empresa já atende 87 nomes do setor, sendo 73 hospitais, espalhados pelas cinco regiões do país.


Veja Mais

ANS apresenta novo processo de atualização do Rol de Procedimentos

Workshop detalhou as etapas e o cronograma de revisão da lista de coberturas e apresentou o formulário para contribuições


Veja Mais

Oficinas regionais prestam esclarecimentos sobre normas recentes da ANS

Ação tem início no Rio de Janeiro, em evento nos dias 12 e 13/02


Veja Mais

ANS completa 19 anos

Data é celebrada em 28/01 e reforça a importância do trabalho da Agência em prol da regulação dos planos de saúde 


Veja Mais

A reviravolta da LGPD

Nos últimos meses os termos GDPR e LGPD ficaram sob os holofotes. Isto porque são regulamentações que impactam negócios e consumidores. Ou seja, a sociedade como um todo está sob suas diretrizes.


Veja Mais