Artigos

Telemedicina, mais uma opção.

Ainda sobre a Telemedicina que foi tema da coluna de opinião publicada na última semana, vejo espaço para mais discussões e reflexões


Veja Mais

Telemedicina e a Saúde Suplementar

Foi publicada recentemente pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, a Resolução n. 2.227/2018, que dispõe sobre a prática da telemedicina, afetando sensivelmente o setor da saúde suplementar.


Veja Mais

Desconformidades dos contratos entre Operadoras e Prestadores

Já de conhecimento do setor de saúde suplementar sobre a obrigatoriedade de minuta contratual entre as Operadoras de planos de saúde/odontológicas e os prestadores de serviços (clínicas, laboratórios, hospitais, entre outros), onde deve conter as obrigações e responsabilidades entre as partes, sendo passível de sanções previstas na RN 124/2006, por parte da ANS, no caso de inexistência deste documento.


Veja Mais

Gerenciando Riscos

Partimos do princípio que dentro de uma empresa é necessário a integração dos processos. O Gerenciamento de Risco faz com que a estratégia de negócios aconteça de forma unificada, considerando não só os riscos, mas também as garantias de atendimento a regulamentação vigente, podendo ser considerado por muitos como um facilitador de processos


Veja Mais

Direcionamento de Rede

Na busca constante do controle das despesas assistências e consequentemente do controle da sinistralidade, as operadoras ao longo dos anos, estudam constantemente as diversas possibilidades de produtos, em destaque em 2018 dos Planos chamados APS (Atenção Primária a Saúde) e seus mecanismos de regulação.


Veja Mais

Conheça as novas regras para a portabilidade de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 05 de dezembro de 2018, a RN 438/2018 que trata sobre a portabilidade de planos de saúde, especial e extraordinária de carências. A resolução também revoga a RN 186/09 e os artigos 1º, 3º, 4º 7º e §2º art. 9º da RN 252/11.


Veja Mais

Melhore seu IDSS

A avaliação de desempenho realizada este ano pela ANS, especificamente acerca do período de 2017, causou surpresa e desconforto na maioria das Operadoras de planos de saúde e odontológicas por conta da brusca baixa de pontuação do IDSS – Índice de Desempenho na Saúde Suplementar, que é calculada a partir de indicadores definidos pela própria ANS, que varia de 0 a 1 e cada Operadora recebe uma nota.


Veja Mais

Perspectivas para 2019

O ano novo chegou e com ele uma agenda intensa de intenções de mudança e reorganização social, democrática e organizacional. No aspecto nacional, um novo governo que inicia com novos membros que serão acompanhados com lente de aumento pela população. No aspecto social um novo olhar para a política. 


Veja Mais

Então é Natal.... E junto chega as atualizações de dezembro da ANS para as Operadoras

Já virou hábito o que alguns chamam de “pacote de maldades” da ANS, que são as publicações nas últimas semanas do ano, que definem uma série de mudanças na regulamentação ou trazem novas obrigações para as operadoras, geralmente com exíguo tempo para sua implantação.


Veja Mais

O que seria GESTÃO no sistema de saúde?

Ao participar em outubro de 2018 do 4º Fórum da Saúde Suplementar no Rio de Janeiro, evento realizado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar – FenaSaúde, onde foram apresentadas enquetes realizadas através do aplicativo do evento para interação dos mais de 900 participantes, uma me chamou a atenção:


Veja Mais

Cuidados paliativos: a importância dessa discussão e sua relação com o preço do plano de saúde

Muito se fala sobre os cuidados paliativos. Entretanto, apesar de extremamente importante, poucas vezes é feita uma reflexão sobre a relação dos referidos cuidados com a precificação dos planos de saúde.


Veja Mais

Consulta domiciliar como recurso de controle de desperdício

A consulta médica domiciliar tem como objeto principal um atendimento médico personalizado, realizado por profissional altamente capacitado, com segurança e conforto, seguindo a tendência mundial em saúde.


Veja Mais

Transparência no método de reajuste dos planos de saúde individuais - IRPI

No último dia 13/11, participamos da Audiência Pública de número 13, que trouxe ao debate o método de reajuste dos planos de saúde individuais - IRPI. Nesta oportunidade, as entidades de defesa do consumidor não tiveram participação ativa. A única solicitação das instituições foi a disponibilização, por parte da ANS, da memória de cálculo do indicador, assim os consumidores conseguem acompanhar e compreender o impacto da metodologia proposta.


Veja Mais

Chatbot na Saúde Suplementar

Mais uma vez venho falar de Inteligência Artificial por aqui.
Mesmo achando que a saúde suplementar está engatinhando e começando agora a considerar a tecnologia como aliada, vejo uma matéria da Saúde Business sobre chatbot e pude verificar que estamos devagar, mas caminhando melhor e com mais segurança em investir na tecnologia, que existe a nosso favor.


Veja Mais

Resultado IDSS 2018: conheça o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar do ano

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no dia 05 de novembro o resultado preliminar do IDSS 2018, ano base 2017. O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar- IDSS é conhecido como a nota das operadoras no mercado de saúde suplementar e por meio dessa nota é possível que as Operadoras comparem seu desempenho com seus principais concorrentes e, ainda, com o mercado em geral.


Veja Mais

Alteração da área de comercialização da Operadora x adequação de produto

Frequentemente recebemos perguntas sobre alteração da área de comercialização da operadora junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e adequação nos produtos comercializados pelas Operadoras. Neste artigo buscarei explicar um pouco esse tema.


Veja Mais

4º Fórum da Saúde Suplementar

Nos dias 22 e 23 de Outubro de 2018 a Federação Nacional de Saúde Suplementar – FenaSaúde realizou o 4º Fórum da Saúde Suplementar no Rio de Janeiro, o evento contou com participação de autoridades brasileiras (três ministros) e estrangeiras para contribuir no desenvolvimento do setor de Saúde sob o tema “O Desafio da Eficiência em Saúde: Um Debate Inclusivo”.


Veja Mais

Qual é sua oferta de valor?

Sempre preocupada com o movimentos do mercado, com intuito de estar sempre atualizada, participo frequentemente de eventos que tragam conteúdo e reflexões que contribuam para o fortalecimento e crescimento sustentável de nosso setor. Na última semana tive a oportunidade de participar do Seminário Otimização de Custos com Saúde Corporativa e nessa ocasião estavam presentes agentes de cada área, contratantes, operadoras e prestadores de serviços médicos hospitalares.


Veja Mais

4º Fórum de Saúde Suplementar – Fenasaúde – comentado

Nesta semana, participei do 4º Fórum de Saúde Suplementar, promovido pela Fenasaúde. Esta instituição sempre me impressionou pela qualidade naquilo que faz. Confesso que, como atuária que iniciou a carreira no mercado segurador, sempre admirei a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais) e, desde a criação da Fenasaúde, sua atuação no mercado da saúde suplementar tem sido marcada por colocações altamente qualificadas, conteúdo relevante e participação ativa no segmento.


Veja Mais

Longevidade X Saúde Bucal

O Brasil está envelhecendo.

Segundo dados do IBGE, houve grande crescimento do número de idosos – indivíduos acima de 60 anos – entre 2012 e 2017, e atualmente a expectativa de vida atinge uma média de 76 anos. O salto foi de 19,5%, ou seja, de 25,4 milhões para 30,2 milhões de indivíduos. E as projeções mostram um crescimento significativo para 2025, sendo superior a 32 milhões.


Veja Mais

Resolução da CMED, margem de comercialização em medicamentos e contratos com hospitais

Primeiro vamos a um breve resumo dos fatos: conforme a imagem abaixo, em março de 2009, uma resolução da CMED proibiu hospitais e clínicas de comercializar medicamentos; em 2011, a ANS publicou a RN 241 proibindo a existência de margem de comercialização para medicamentos em contratos de prestação de serviços; em 2014, a ANS revogou a RN 241;


Veja Mais