Notícias

Mais de 1,5 milhão de novos vínculos exclusivamente odontológicos

Esta semana, divulgamos a mais recente edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), que mostra os números de beneficiários de planos de saúde entre os meses de agosto de 2017 e o mesmo mês de 2018. Os números apontam que enquanto o total de vínculos com pessoas de 59 anos ou mais está crescendo, o total de beneficiários mais novos está recuando. 


Veja Mais

Famílias recorrem à Justiça para que planos de saúde paguem terapia específica para autismo

A terapia ABA começou a se popularizar no Brasil nos últimos anos, mas seu acesso ainda é restrito e esbarra em falta de informação e burocracias


Veja Mais

Câncer de mama, várias doenças em uma

O câncer de mama se divide em subtipos ; cada um deles requer um tratamento específicoTodos os anos em outubro, mês que vem se colorindo de rosa nos últimos tempos, vários colegas publicam neste espaço ótimos artigos que chamam a atenção para uma das doenças que mais preocupam as mulheres de todo o planeta: o câncer de mama


Veja Mais

‘Desvalorização da Qualicorp mostra que mercado não tolera esse tipo de conduta’

Para especialista em direito econômico, CVM deve agir sobre o caso para proteger a credibilidade do mercado de capitais
Após anunciar um acordo de não competição com seu presidente, José Seripieri Filho, a administradora de planos de saúde Qualicorp perdeu R$ 1,4 bilhão em valor de mercado em um único dia.


Veja Mais

Cresce total de beneficiários com 59 anos ou mais

Conforme destacado hoje na coluna Mercado Aberto, da Folha de S. Paulo, acabamos de divulgar a nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) apontando que o total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares com 59 anos ou mais aumentou 2,5% entre agosto de 2018 e o mesmo mês do ano passado. Isso representa um total de 164,5 mil novos vínculos.


Veja Mais

CONSUMO COMPULSIVO DE ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA PREJUDICA O CÉREBRO

Embora os jovens tenham facilidade de se recuperar relativamente rápido das “bebedeiras”, o consumo de álcool produz variações e mudanças no hipocampo


Veja Mais

ANS institui câmara técnica sobre contratualização de prestadores

Portaria foi publicada nesta terça-feira (16/10) no DOU; objetivo é discutir e aprimorar regulação sobre o tema
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta terça-feira (16/10) no Diário Oficial da União (DOU) portaria que institui a Câmara Técnica de Contratualização e Relacionamento com Prestadores (Catec).


Veja Mais

Tudo em excesso faz mal, até exames médicos

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) está com uma campanha alertando para os riscos da exposição excessiva de crianças e adolescentes a exames de diagnóstico por imagem, como tomografias computadorizadas e raios x, como mostra reportagem da revista IstoÉ.


Veja Mais

A importância do diálogo para esclarecer o crescimento das despesas per capita na saúde suplementar

Confira o artigo do diretor-executivo da FenaSaúde, José Cechin
O psicólogo Daniel Kahneman, laureado com o Nobel de economia, conclui por suas pesquisas que pensamos de duas formas, “Rápido e Devagar”, que também é o título de seu livro.


Veja Mais

Portabilidade especial é concedida pela ANS para beneficiários de três operadoras de planos de saúde

As resoluções operacionais estão publicadas no Diário Oficial da União 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) concedeu portabilidade especial de carências para beneficiários de três operadoras de planos de saúde: Araça Planos de Saúde Ltda., Camboriú Saúde Ltda. e Camim Clínica Médica Ltda.


Veja Mais

Pesquisa do Sírio-Libanês mostra importância de tratamento diferenciado após alta hospitalar para pacientes que estiveram em UTIs

Um estudo realizado pelo grupo de pesquisadores da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), coordenado por Dr. Luciano Azevedo, médico pesquisador do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, e publicado na revista Intensive Care Medicine, alerta sobre riscos após alta hospitalar de pacientes que estiveram internados em UTIs.


Veja Mais

PLANO DE SAÚDE: USADO POR 1 EM CADA 5 BRASILEIROS, SERVIÇO FICA À MARGEM DO DEBATE PRESIDENCIAL

Em três anos, saúde suplementar perdeu três milhões de usuários; reajustes foram equivalentes a quatro vezes a inflação
RIO – Em três anos, a saúde suplementar perdeu três milhões de usuários, que foram engrossar as filas do SUS. No ano passado, os reajustes nas mensalidades foram equivalentes a quatro vezes a inflação oficial (13,55%, contra 2,95%).


Veja Mais

ANS realiza cadastro de profissionais para atuar junto às operadoras

Candidato a diretor técnico deve ter ensino superior e experiência no setor
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está atualizando o banco de profissionais capacitados para atuarem junto às operadoras de planos de saúde nos casos de instauração de regime especial de Direção Técnica. 


Veja Mais

2018 – DIOPS-XML Cadastral – Alteração no envio de informações cadastrais

Esquemas XML (XSD) atualizados
A partir de 02/10/2018 para os envios dos DIOPS-XML (Cadastral) será necessária a atualização do XML enviado atraves do cliente dos serviços do DIOPS-XML.


Veja Mais

Home Care é alternativa para evitar sobrecarga em leitos hospitalares

O setor já emprega mais de 53 mil colaboradores em todo o Brasil
O setor de Atenção Domiciliar – muito conhecido como Home Care – teve um crescimento bastante expressivo nos últimos anos no Brasil. Em 2012, eram 18 empresas atuando nesse mercado. Hoje, são 676.


Veja Mais

AIR no Processo Decisório da ANS

Evento reuniu especialistas em Análise de Impacto Regulatório no Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu, no dia 10/10, o evento A Análise do Impacto Regulatório (AIR) no Processo Decisório da ANS, no Rio de Janeiro.


Veja Mais

Resultado preliminar do Monitoramento do Risco Assistencial – 1º trim/18

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que está disponível o resultado preliminar do Monitoramento do Risco Assistencial relativo ao 1º trimestre de 2018. A operadora poderá acessar seu resultado na Central de Relatórios, em Monitoramento do Risco Assistencial, mediante login e senha. 


Veja Mais

ANS disponibiliza relação de Perguntas e Respostas sobre o IDSS ano-base 2017

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza, na  página do Programa de Qualificação Operadoras – PQO, no portal da ANS, a relação de Perguntas e Respostas (FAQ) relativas Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS), Ano-base 2017.  


Veja Mais

Empresas precisam investir em educação sobre saúde para equilibrar custos

Para reduzir os custos com assistência em saúde, empresas, operadoras, médicos e beneficiários precisam trabalhar em conjunto. O uso racional dos serviços impacta não só no valor dos reajustes, mas também na efetividade do tratamento.


Veja Mais

Mercado registra estabilidade

O mercado de saúde suplementar no país segue apresentando estabilidade. O total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares não apresentou variação no período de 12 meses encerrado em agosto de 2018. Os números integram a nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB).


Veja Mais

PLANO NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE ARCAR COM EXAME REALIZADO FORA DO BRASIL

As operadoras de planos de saúde não têm obrigação de arcar com exames realizados fora do Brasil, pois o artigo 10 da Lei dos Planos de Saúde (que estabelece as exigências mínimas e as hipóteses obrigatórias de cobertura) afirma que os procedimentos do plano-referência devam ser feitos no país.


Veja Mais