Para quem ficou sem convênio: startup cria serviço de agendamento de consultas particulares a preços acessíveis

Nem todos os que saíram dos convênios, no entanto, estão dispostos a enfrentar as filas do SUS, nem querem ir a clínicas populares. Muitos deles, ainda dentro das classes A, B e C, desejam continuar sendo atendidos em consultas particulares, de modo mais personalizado, nos consultórios dos doutores de sua preferência – mas sem o compromisso de pagar as mensalidades que tinham com o plano de saúde.

Para atender a esta demanda, a startup Nossos Doutores, de São Paulo, lançou um serviço que permite que o paciente encontre seu psicólogo, dentista, médico, nutricionista, fisioterapeuta ou fonoaudiólogo, a preços mais acessíveis do que a média de mercado.

 

Custos com saúde só quando necessário

O portal Nossos Doutores surgiu quando os idealizadores perceberam uma importante lacuna no cenário da saúde particular no Brasil. “A queda dos níveis de emprego e renda fez despencar o número de associados aos planos de saúde. Somos hoje 70% de brasileiros sem convênio“, destaca Solange Maia, diretora de comunicação do portal. “Com isto”, continua, “os profissionais da saúde que atendem convênios perderam boa parte de seus pacientes – o que piora ainda mais a relação já desgastada com as operadoras de planos de saúde, devido aos baixos honorários, demora nos pagamentos, entre outros”.

Solange Maia ressalta que muitas pessoas que perderam o convênio conseguiram manter seus filhos em escolas particulares, manter a moradia, o carro, mas viram-se obrigados a reduzir gastos como o plano de saúde, lazer e viagens. “Ainda assim, estão dispostas a pagar por consultas particulares, mas só no momento em que efetivamente precisem. Para elas, é fundamental que o custo seja compatível com suas possibilidades e que a qualidade de atendimento seja pelo menos igual à que tinham no convênio”, observa.

 

O paciente escolhe seu doutor

O diretor de operações do portal, Helder Conde, ressalta que “a proposta é bem diferente das Clínicas Populares, que representam um ganho inegável de qualidade em comparação ao SUS, mas podem não atender às expectativas de quem ficou sem convênio e quer continuar a ser atendido de forma mais personalizada, em um consultório particular”.

Ele destaca que um dos objetivos do Nossos Doutores é devolver ao paciente a chance de escolher o profissional com quem irá se consultar: “Em casos de emergência, é compreensível ser atendido por qualquer profissional disponível. Mas em consultas agendadas, por que não escolher o doutor com quem eu mais me identifique?”

 

Reconhecer um problema para tratá-lo

Ao entrar no portal e realizar uma busca, o paciente vê informações sobre cada doutor, como a foto do profissional, sua localidade, disponibilidade de agenda, currículo e imagens do consultório.

Mas a proposta da empresa é ser mais do que um catálogo de profissionais. Por isso os doutores podem também enviar vídeos, nos quais se apresentem ou falem sobre temas atuais em saúde. “O paciente cria uma empatia imediata quando vê e ouve o doutor, que a partir de então deixa de ser apenas mais um nome em uma lista”, destaca Solange Maia.

O portal oferece também matérias com informações sobre saúde física, mental e emocional em seu blog e nas redes sociais, com a participação dos doutores. Solange Maia afirma que “isto permite ao internauta reconhecer seu problema e buscar a ajuda de um profissional. Mais do que simplesmente agendar a consulta, nosso objetivo é que ele se sinta seguro de que será atendido por alguém que realmente entende suas necessidades físicas e emocionais”.

Pacientes não pagam nada para usar o serviço. O pagamento da consulta em si é feito diretamente ao profissional escolhido, sem intermédio do portal.

 

Um doutor que saiba quem eu sou

Os idealizadores acreditam que o projeto favorece a retomada de uma relação mais próxima entre doutores e pacientes, como se espera quando o assunto é saúde. “O objetivo é que eles criem um vínculo duradouro, de confiança e proximidade, com benefícios mútuos. O paciente que ficou sem o convênio volta a poder escolher um doutor que o atenda em uma consulta particular, perto dele, e por um preço que ele possa pagar. Ao mesmo tempo, o profissional da saúde atende mais pacientes, por valores mais justos em comparação ao que recebia dos convênios”, diz Helder Conde.

O portal Nossos Doutores pode ser acessado em www.nossosdoutores.com.br e tem profissionais da saúde que atuam em mais de 120 bairros em São Paulo e Grande SP. A empresa iniciará ainda em 2018 a expansão também para outras regiões do país.

Website: https://nossosdoutores.com.br


Data da notícia: 16/04/2018

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra