COPISS realiza a primeira reunião do ano

Na abertura, a gerente de Padronização, Interoperabilidade e Análise de Informação da ANS, Elisabeth Covre, apresentou a agenda do Comitê para 2018. Estão previstos temas como: aprimoramento de mecanismos de autenticação de beneficiário, fluxo de correção de informações (revisão do processo de glosa), alteração do processo de cobrança para identificação unívoca de procedimentos cobrados e para vinculação de itens assistenciais aos procedimentos, mensagem de auditoria, mensagem entre operadoras (compartilhamento do atendimento), adequação para contemplar programas de Promoção e Prevenção e mensagem para continuidade do cuidado.

Um dos temas discutidos na reunião foi o fluxo das operadoras na identificação dos beneficiários. Os participantes vão fazer um levantamento dessas informações para levar nos próximos encontros, quando serão discutidos aspectos técnicos e também de conteúdo. A coordenadora de Estrutura de Dados e Terminologias da agência, Celina Oliveira, falou sobre itens que precisam ser aprimorados no envio de informações para ANS, como, por exemplo, a obrigatoriedade do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a alteração no número de solicitação de internação, a fim de que se torne um número padrão.

O coordenador de Interoperabilidade e Monitoramento da agência, Júlio Di Maio, apresentou dados sobre o monitoramento da qualidade dos dados, orientando as operadoras sobre o preenchimento correto dos dados que devem ser disponibilizados para a ANS. Entre os assuntos abordados estavam o preenchimento da guia de consulta, guias de resumo de internação, utilização da tabela própria para procedimentos existentes no TUSS, relatório de conferência de dados, entre outros.

A equipe técnica da ANS também informou que será disponibilizado um arquivo de conferência com todos os lançamentos que as operadoras enviaram no ano de 2017.  

No final da reunião, Celina Oliveira passou alguns informes sobre um projeto do Ministério da Saúde com foco no registro eletrônico de saúde (o digiSUS).


Data da notícia: 12/03/2018

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra