Notícias

“Se quiser fazer saúde baseada em valor, você tem que acreditar no modelo”

Este mês conversamos com Omar Ishrak, CEO global da Medtronic, sobre a estratégia da empresa, globalização e sobre saúde baseada em valor. Omar nasceu em Bangladesh, mas se formou engenheiro por King’s College em Londres. Além de presidente e CEO da Medtronic, ele também é co-presidente do World Economic Forum’s Health and Healthcare Community, membro do conselho de diretores da Intel e membro do Conselho de Administração da Sociedade da Ásia.
Veja Mais

Algoritmo do Google prevê doenças cardíacas através dos olhos

Tecnologia é capaz de escanear e analisar a parte de trás de um olho humano
Veja Mais

Nova pesquisa aponta desejo de brasileiro por plano de saúde

Ontem (26/2), o jornal Folha de Pernambuco publicou uma reportagem destacando que 77% dos brasileiros não tem plano de saúde. A reportagem destaca que o custo de manter o plano é o principal fator para os brasileiros não contarem com o benefício, de acordo com pesquisa do SPC Brasil e da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
Veja Mais

Descubra quem está contratando planos de saúde

Divulgamos recentemente a Análise Especial - Saúde Suplementar em Números. A publicação traz diferentes dados sobre beneficiários de planos médico-hospitalares no país com base nos números disponibilizados pelo ANS Tabnet.
Veja Mais

PLANOS FARÃO MUDANÇAS NA REDE CREDENCIADA COM MAIS AGILIDADE

Usuários devem ficar atentos porque as mudanças na rede de hospitais e médicos podem ficar mais frequentes
Veja Mais

Quanto o câncer custa à economia do Brasil?

Na média, cada vida perdida por câncer no Brasil gera uma perda econômica de US$ 53,3 mil - sem contar os gastos com tratamento de saúde
Veja Mais

O que podemos utilizar da economia comportamental na saúde?

A economia comportamental ficou bastante conhecida no último ano após Richard Thaler ter recebido o prêmio Nobel em ciências econômicas com o tema. Essa área incorpora o estudo da psicologia na análise da tomada de decisão por trás de um resultado econômico. Em especial, a “Teoria Nudge” ou, se preferirem, Teoria do Empurrão, diz como uma pequena parcela do ambiente altera o nosso comportamento. O termo criado por Thaler ajuda a explicar como intervenções podem direcionar as decisões nos mais diversos setores.
Veja Mais

Colaboração com o judiciário em prol da saúde

Nesta sexta-feira (23), tivemos a honra de poder participar de um importante acontecimento na Câmara Municipal de São Paulo: a Sessão Solene de entrega da Salva de Prata ao Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura – COPEDEM. Essa honraria especial é concedida pelo legislativo a entidades que prestam relevantes serviços à sociedade paulistana.
Veja Mais

Privacidade na saúde

As informações sobre a saúde de um paciente estão protegidas pelo sigilo médico. Entretanto, a informatização abre espaço para o vazamento de dados
Veja Mais

Plano Periódico do Monitoramento do Risco Assistencial

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que já está disponível o Plano Periódico do Monitoramento do Risco Assistencial referente aos seguintes períodos: 4º trimestre de 2016, 1º trimestre de 2017 e 2º trimestre de 2017.
Veja Mais

Aumento de beneficiários de planos de saúde é alavancado pelo segmento empresarial

Planos coletivos por adesão e individuais registraram retração, no mesmo período
Veja Mais

Novas regras para clínicas populares

Nós já falamos, aqui no Blog, sobre como os planos mais acessíveis ou “populares” propostos pelo Ministério da Saúde, podem ser um bom instrumento para que mais brasileiros possam ter acesso ao sonho do plano de saúde. No entanto, é importante reforçar que esta modalidade – que ainda está em debate – traz cobertura mais restrita em relação aos planos vendidos hoje no mercado.
Veja Mais

Brasileiro está comendo melhor

Quem nos acompanha sabe que sempre trazemos dados, pesquisas e informações reforçando que a prevenção de doenças e promoção da saúde são elementos fundamentais não só para cada indivíduo, mas também na eficiência dos diferentes sistemas de saúde em todo o mundo.Para tanto, incluir hábitos mais saudáveis na rotina possui papel importante, como alimentação de qualidade e a prática de exercícios físicos.
Veja Mais

Acordo Inédito Possibilitará Startups Brasileiras se Internacionalizarem

Assinatura do acordo de cooperação da Anjos do Brasil com o World Business Angel Forum (WBAF) amplia oportunidades de investimento Cross-border e apoio para internacionalização de startups brasileiras.
Veja Mais

Instituto PENSI implanta projeto de Telessaúde em Oncologia Pediátrica em oito municípios do Amazonas

Iniciativa contempla os municípios de Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).
Veja Mais

Gestantes de baixa renda podem receber repelentes gratuitos; saiba onde retirar

De acordo o Ministério da Saúde, quase 15 milhões de frascos adquiridos pelo Governo do Brasil já foram entregues a grávidas desde o ano passado
Veja Mais

Planos exclusivamente odontológicos crescem em todos os Estados

Divulgamos ontem a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) que traz os números do setor de saúde suplementar no país. A notícia é positiva: pela primeira vez desde junho de 2015, o mercado de saúde suplementar apresenta crescimento do número de beneficiários de planos médico-hospitalares na variação anual.
Veja Mais

PERSPECTIVAS ECONÔMICAS PARA A SAÚDE SUPLEMENTAR EM 2018

Atendendo a convite desta publicação, este breve artigo pretende tratar das perspectivas econômicas para o setor de saúde suplementar em 2018. Uma revisão a posteriori deste texto pode levar à tentação de julgar sua capacidade preditiva. Contudo, em análises deste tipo, o importante não é sua validação ex-post, mas o próprio exercício de reflexão a partir de um ou mais cenários, já que os agentes econômicos se posicionam e tomam suas decisões a partir deles. Na conceituação clássica de Porter1, a estratégia de uma empresa, ou seja, sua proposição de valor distintiva, é o que sustenta sua vantagem competitiva. Assim, para a escolha do conjunto de atividades que constitui a sua proposição de valor diferenciada, a empresa deve ponderar os diferentes cenários e os fatores conjunturais relevantes em suas decisões para que entregue valor aos seus clientes de forma consistente com a sua estratégia. No caso da saúde suplementar, a análise de cenários mostra-se crucial para eventuais ajustes que tornem a estratégia mais sustentável, haja vista ser esse um setor econômico com margens líquidas tradicionalmente mais estreitas do que outros.
Veja Mais

Portabilidade extraordinária para beneficiários da Saúde Quality

Beneficiários têm 60 dias para migrar para operadora de sua escolha
Veja Mais

Mercado de planos de saúde volta a apresentar crescimento

Pela primeira vez desde junho de 2015, o mercado de saúde suplementar apresenta crescimento do número de beneficiários de planos médico-hospitalares na variação anual. De acordo com números da última NAB o setor apresentou avanço de aproximadamente 64 mil novos vínculos para planos de saúde médico-hospitalares no período de 12 meses encerrados em janeiro desse ano, ultrapassando os 47,4 milhões de beneficiários. Alta de 0,1%. Considerando as bases de dados com a série histórica de beneficiários disponíveis da ANS, a última variação positiva em 12 meses havia sido há 32 meses, em junho de 2015, quando foi registrado crescimento de 0,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Veja Mais

CUIDADOS DESDE CEDO

Programas preventivos de planos de saúde ajudam a evitar o desenvolvimento da obesidade em crianças e adolescentes
Veja Mais