Notícias

Cosaúde discute proposta de regulamentação do processo de atualização do Rol

Intenção é dar maior transparência às etapas de incorporação de procedimentos
Veja Mais

Espaço da Operadora

Manutenção programada no fim de semana
Veja Mais

“A internacionalização oferece a possibilidade de melhoria constante da solução”

Essa semana conversamos com Jerome Galbrun, líder global de Marketing de Electronic Medical Records (EMR) da Philips sobre a internacionalização do Tasy e como o sistema se encaixa na demanda de provedores. Caso não esteja familiarizado, o Tasy é um sistema de gestão de saúde que integra todas as áreas da instituição, otimizando seus processos.
Veja Mais

Sul apresenta maior crescimento de beneficiários

Recentemente mostramos, aqui no Blog, como o setor de saúde suplementar voltou a apresentar crescimento no número de beneficiários pela primeira vez desde junho de 2015 na variação anual. Os dados da última NAB mostram que o setor teve aproximadamente 64 mil novos vínculos de planos de saúde médico-hospitalares no período de 12 meses encerrados em janeiro desse ano. Nesse mesmo intervalo, o setor de planos exclusivamente odontológicos apresentou crescimento em todos os Estados do país.
Veja Mais

GOVERNO ESTUDA EXCLUIR HOSPITAL E ESCOLA DE REFORMA DE PIS/COFINS

O governo estuda retirar algumas empresas de serviços – dos segmentos de saúde e educação – da proposta de reforma do PIS/Cofins que deve ser enviada ao Congresso ainda no primeiro semestre de 2018. Esta seria uma forma de facilitar a aprovação da proposta, que ganhou prioridade na agenda econômica depois que a reforma da Previdência teve a tramitação suspensa, por causa da intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro.
Veja Mais

Envelhecimento populacional requer mudança

No dia 03 de março, o jornal O Estado de S. Paulo repercutiu um tema que já falamos há tempos – o processo de envelhecimento populacional no país. “Como enfrentar despesas de saúde dos mais velhos”, do colunista Celso Ming mostra os desafios de se buscar o equilíbrio financeiro dos sistemas de saúde no país frente a este cenário já enfrentado por outros países, como Reino Unido, França e Alemanha.
Veja Mais

ASSOCIAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE PROCESSA OITO DAS MAIORES FABRICANTES MUNDIAIS

Ações tramitam na Justiça americana e buscam ressarcir empresas lesadas pelo esquema de superfaturamento
Veja Mais

ISS: NOVA COBRANÇA REPRESENTA PERDAS À SAÚDE DA POPULAÇÃO E MUNICÍPIOS

O novo modelo de cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (mais conhecido como ISS), em vigor desde o primeiro dia do ano, é motivo de grande preocupação entre as operadoras de planos de saúde. Com razão, afinal ele embute ao setor mais uma enorme dificuldade na árdua missão de operar em meio às já demasiadas obrigações tributárias e burocráticas.
Veja Mais

Parceiros da Cidadania: ANS firma dois novos acordos com MPs Estaduais

Cooperação técnica com Ministérios Públicos do RS e de MG visa integração entre as instituições
Veja Mais

Estudo de caso da atenção primária à saúde

Não é de hoje que falamos da necessidade de se repensar o modelo assistencial adotado não só na saúde suplementar, mas em todo o sistema brasileiro. Novas alternativas, modelos e características podem ajudar a garantir não só a sustentabilidade financeira, mas também ofertar maior qualidade assistencial aos pacientes nos distintos serviços de saúde. O modelo atual gera excesso de gastos e sobrecarga dos serviços, além de não suportar devidamente mudanças demográficas e epidemiológicas da sociedade.
Veja Mais

CLÍNICAS APPLE: o que esperar delas?

Todo mundo sabe que a Apple gosta de cultivar seu mundo à parte. Seus gadgets, aplicativos e sistemas operacionais são feitos uns para os outros e quem gosta desse modelo vira fã. É um barato (mas nem sempre é barato).
Veja Mais

ANS determina suspensão da venda de 44 planos de saúde de 17 operadoras

Medida visa proteger mais de 180 mil beneficiários
Veja Mais

Formulário eletrônico do REA-Ouvidorias 2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que está disponível para preenchimento, até 15/04, o formulário eletrônico do Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias (REA-Ouvidorias) 2018, ano base 2017. Os dados de acesso ao documento foram encaminhados para os e-mails dos ouvidores cadastrados. Em caso de não recebimento, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria da ANS pelo e-mail rea-ouvidorias@ans.gov.br, informando o registro da operadora junto à Agência e o e-mail do ouvidor.
Veja Mais

Uber lança serviço de saúde para levar e buscar passageiros em hospitais

Uber lança serviço de saúde para levar e buscar passageiros em hospitais A Uber Health será acionada por estabelecimentos de saúde como clínicas e hospitais para transportar pacientes
Veja Mais

ANS realiza concurso de monografias

Texto deve versar sobre saúde suplementar; inscrições serão abertas no dia 05/03
Veja Mais

Finalmente, um novo ator na arena da saúde

Um dos temas mais abordados no campo da saúde na imprensa internacional foi a integração das empresas Amazon, Berkshire Hathaway, e JPMorgan Chase para atuarem conjuntamente na prestação de serviços de saúde aos seus empregados e dependentes, atingindo um universo de mais de um milhão de pessoas. Apesar dos detalhes da iniciativa ainda não terem sido divulgados, a proposta é semelhante à das autogestões brasileiras. Chamou a atenção a força econômica destas empresas, com a proposta do uso intensivo da tecnologia e os mais modernos modelos de gestão. No entanto, muitos analistas entendem que se trata de um “piloto” para um novo negócio destas companhias e isso afetou o valor das ações de muitas operadoras de saúde e prestadores. Acredito que este último grupo será fortemente atingido pois a proposta seria preparar soluções com alta escala e custos menores. Um exemplo foi o lançamento do Amazon Alexa, com custos a partir de 50 dólares que permite grande interação com os provedores de saúde, inclusive com os prontuários eletrônicos, “coaches”, centros diagnósticos, etc e trazendo o usuário para o centro do sistema.
Veja Mais

MÉDICOS DEVEM RESISTIR À INDUSTRIALIZAÇÃO DA PROFISSÃO

Aos 96, professor de medicina Harvard foi internado e apontou problemas no cuidado do paciente
Veja Mais

PGF já utiliza protesto extrajudicial para cobrar Dívida Ativa

A Procuradoria Federal junto à ANS (PFANS) informa que a Procuradoria-Geral Federal (PGF) já está utilizando o protesto extrajudicial para efetuar a cobrança dos valores inscritos em Dívida Ativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O protesto de Certidões de Dívida Ativa (CDAs) é feito através de sistema eletrônico e antes do ajuizamento da execução fiscal, a critério dos órgãos de execução da PGF.
Veja Mais

Aplicativo para consultas em casa deverá ter registro em conselho e arquivar prontuários

Apps conhecidos como 'Uber de médicos' deverão seguir uma série de regras, entre elas o registro no CFM
Veja Mais

Cai o total de beneficiários com 19 a 33 anos

Você já deve ter visto nossas recentes divulgações sobre a Análise Especial - Saúde Suplementar em Números. Mostramos aqui como o Amazonas foi destaque de crescimento de beneficiários de planos médico-hospitalares e também sobre o aumento da taxa de cobertura para determinadas faixas etárias.
Veja Mais

“Se quiser fazer saúde baseada em valor, você tem que acreditar no modelo”

Este mês conversamos com Omar Ishrak, CEO global da Medtronic, sobre a estratégia da empresa, globalização e sobre saúde baseada em valor. Omar nasceu em Bangladesh, mas se formou engenheiro por King’s College em Londres. Além de presidente e CEO da Medtronic, ele também é co-presidente do World Economic Forum’s Health and Healthcare Community, membro do conselho de diretores da Intel e membro do Conselho de Administração da Sociedade da Ásia.
Veja Mais