Notícias

Audiência Pública sobre Mecanismos Financeiros de Regulação: Coparticipação e Franquia

Foi publicado hoje no Diário Oficial da União- D.O.U o edital de audiência pública acerca da nova proposta de Resolução Normativa acerca dos mecanismos financeiros de regulação ( franquia e coparticipação).
A audiência está marcada para o dia 04 de setembro de 2018, das 08:30h às 17:00h no Auditório da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Presidente Vargas, n° 670 – Centro - Rio de Janeiro/RJ. 


Veja Mais

Persus 2.0: Nova fase de integração com operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza, a partir de 1º de agosto de 2018, o novo Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS. Trata-se de um aplicativo com interface amigável, que tem o objetivo de facilitar o envio de petições para a ANS por parte das operadoras. 


Veja Mais

Michel Temer retira a indicação de Davidson Tolentino de Almeida para Presidência da ANS

O Presidente da República, Michel Temer, retirou a indicação de Davidson Tolentino de Almeida para a Presidência da ANS após notícias que ligam Davidson a um suposto envolvimento na Lava Jato. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 02/08/2018, conforme abaixo: 


Veja Mais

Instituições de saúde se unem para oferecer treinamento em atenção primária

Em 2017, mais de 85% dos 214,3 milhões de consultas ambulatoriais via planos de saúde foram realizados por médicos especialistas – aponta a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por outro lado, dados do Ministério da Saúde indicam que a atenção primária – na qual o atendimento é feito por clínicos e médicos de família – tem capacidade para lidar com cerca de 80% dos problemas de saúde da população.


Veja Mais

A Inteligência Artificial substituirá os médicos?

Um tema que tem provocado muita polêmica é o da Inteligência Artificial (IA) aplicada à medicina. Será que esses programas serão capazes, no futuro, de fazer diagnósticos e recomendar tratamentos melhor que os próprios médicos? Se isso for verdade, será que os médicos serão substituídos inteiramente por softwares desse tipo? 


Veja Mais

Melhores práticas para a sustentabilidade hospitalar

Publicado na última sexta-feira (27) no Diário Comércio Indústria & Serviços (DCI), artigo de autoria da advogada Caroline Santos aponta a necessidade de os setores de saúde investirem na prevenção, com foco em melhores práticas antes do paciente precisar utilizar os serviços hospitalares.


Veja Mais

Suspensão de Norma da ANS trava avanço do setor

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu revogar a Resolução Normativa n° 433, que atualizou características dos planos com franquia e coparticipação. Após intenso debate ao longo do ano, a medida havia sido publicada em junho e estabelecia uma série de regras e limites para estas modalidades da assistência. A decisão foi tomada ontem (30) pela diretoria colegiada do órgão, que deverá promover novas audiências públicas para debater o tema. 


Veja Mais

Nota de Esclarecimento

ANS decide reabrir a discussão sobre coparticipação e franquia.
Em função das manifestações de apreensão da sociedade, a partir da publicação da Resolução Normativa – RN nº 433, de 27 de junho de 2018, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que, na 490ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada, realizada nesta data, decidiu, por unanimidade, reabrir as discussões acerca da proposta de regulamentação dos mecanismos financeiros de regulação coparticipação e franquia.


Veja Mais

Judiciário arruina mercado de planos de saúde, diz presidente da Unimed

“A saúde é um direito, não é um negócio.” A mensagem deste outdoor, que vi em Portugal recentemente, mostra que lá, como cá, há uma visão equivocada e ingênua sobre a medicina suplementar. Se não fosse negócio, empresas privadas não prestariam este tipo de assistência à saúde, que ficaria exclusivamente a cargo dos governos.


Veja Mais

O modelo hospitalista adapta-se a várias realidades: conheça experiência em hospital da Unimed.

Recentemente, Louise TO Bianchi, da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar, encaminhou-me relato, bastante empolgada. Louise atua no Hospital da Unimed Joinville e participa do movimento hospitalista desde seus primórdios no Brasil.


Veja Mais

Sociedades médicas fazem manifesto em prol da vacinação para evitar doenças e suas sequelas

União de esforços quer evitar a reintrodução de doenças como o sarampo e a poliomielite no país
As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP), Imunizações (SBIm), e Infectologia (SBI), em parceria com o Rotary Internacional, fizeram um manifesto chamando atenção da população sobre a importância de manter a vacinação em dia para evitar doenças e suas sequelas, como o sarampo e a poliomielite. 


Veja Mais

Certificação do Sindiplanos promete qualificar o setor

A certificação servirá para valorizar e qualificar as corretoras
O Sindiplanos — Sindicato das Corretoras de Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo iniciou suas atividades no início de 2018, já fez uma convenção coletiva em maio e agora anuncia um selo que certificará as corretoras que entregarem um serviço qualificado às operadoras.


Veja Mais

Envelhecimento da população brasileira impacta em aumento de despesas para os planos de saúde

Custo assistencial dos idosos, público que mais cresce nas empresas do setor, é muito superior ao dos jovens
A mais recente Projeção de População, divulgada esta semana pelo IBGE, estimou que a proporção de idosos na população brasileira deverá ultrapassar a de crianças e adolescentes a partir de 2040. Em 2060


Veja Mais

ANS concede portabilidade extraordinária para beneficiários da SMH

Clientes têm 60 dias para migrar para outra operadora de plano de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) concedeu portabilidade extraordinária de carências para os beneficiários da SMH - Sociedade Médico Hospitalar Ltda. (registro ANS nº 35.164-4). 


Veja Mais

1 em cada 4 brasileiros será idoso em 2060

Já se sabe que a população brasileira está em trajetória de envelhecimento. Até 2060, o percentual de pessoas acima de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Essa projeção divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 1 a cada 4 brasileiros será idoso em 2060. 


Veja Mais

VACINAÇÃO, PROTEÇÃO NECESSÁRIA PARA TODOS

Os governos têm a responsabilidade de proteger a população e, quando se trata de vacinação, o Brasil é reconhecido mundialmente pelo seu PNI (Programa Nacional de Imunizações). Nas últimas quatro décadas, as estratégias de vacinação organizadas pelo Ministério da Saúde, somadas aos esforços de estados e municípios, renderam ao país a eliminação de doenças graves, como o sarampo e a poliomielite, temidas por deixarem sequelas severas em crianças e adultos, além de, em muitos casos, provocarem a morte.


Veja Mais

Diana Nole: Inteligência Artificial e recursos de apoio à decisão clínica são superpoder para os profissionais da saúde

A adoção desse tipo de soluções leva a decisões mais assertivas dos médicos
Não é novidade que a inteligência artificial – capacidade de máquinas tomarem decisões e aprenderem padrões - tem impactado o dia a dia de todos e provocado mudanças disruptivas nos mais diversos setores. 


Veja Mais

Caça à fraude

A detecção de fraude nas diferentes modalidades de seguro é um desafio mundial devido à variedade nos padrões dessas práticas que dificultam na criação e atualização de ferramentas que identificam práticas abusivas não só no setor de saúde, mas nos demais mercados de seguros.


Veja Mais

AVALIAÇÃO NA MEDICINA

É preciso haver um exame obrigatório para exercer a profissão
O reconhecimento e a credibilidade do exame do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), designado para avaliar o desempenho dos médicos recém-formados, ganham força a cada ano. 


Veja Mais

TI ganha status na Saúde e passa a ser parte da estratégia de negócio

Até poucos anos atrás, o departamento de tecnologia da informação nas instituições de Saúde era acionado apenas quando havia pane nos sistemas, sendo visto como um mero centro de custos. Gustavo Pereira, líder de healthcare na everis Brasil, defende que apesar de ainda concentrar atividades de suporte ao usuário dentre sua oferta mais básica, a TI começa a migrar do trabalho puramente técnico para ser vista, finalmente, como parte da estratégia do negócio.


Veja Mais

VEJA Saúde: Quanto falta para o exame de sangue que detecta câncer?

O ‘VEJA Saúde’ traz as últimas novidades sobre a detecção precoce e explica a importância dos exames de rotina.

Um dos pontos mais importantes para o sucesso do tratamento de qualquer tipo de câncer é o diagnóstico precoce. Mesmo quando um tumor é detectado bem cedo, com um centímetro, por exemplo, já s​ignifica que são​ milhões de células malignas.


Veja Mais