Notícias

Ministro Gilberto Occhi quer planos de saúde alternativos

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, encomendou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a retomada da discussão sobre novos formatos de planos de saúde. Em uma iniciativa semelhante à de seu antecessor, Ricardo Barros, que lançou a ideia de planos populares, Occhi defendeu a adoção de alternativas no setor. O objetivo, segundo ele, é garantir o atendimento mais ágil em casos de procedimentos simples.
Veja Mais

Cadri Massuda: Desperdício pode acabar com planos de saúde em 20 anos

Estudos área da saúde estudos calculam desperdícios de 30 a 50% de recursos financeiros mal utilizados
Veja Mais

Idec pede à Justiça suspensão do reajuste dos planos de saúde em 2018

Além de pedido de liminar para impedir que a ANS autorize o reajuste dos planos de saúde individuais, Idec pede o reconhecimento da ilegalidade dos reajustes de 2009 em diante e o ressarcimento aos consumidores prejudicados
Veja Mais

Fazendo a melhor escolha

A redução do desperdício em saúde é algo que falamos constantemente e acreditamos que cada elo da cadeia de saúde pode, e deve, contribuir com a utilização mais eficiente dos recursos. A questão da alta dos custos é um problema central dos setores de saúde em âmbito global e parte da busca por melhores práticas que passa pelo fornecimento de informações à sociedade e aos agentes envolvidos no segmento.
Veja Mais

Ressarcimento: Prazo do 68º ABI é prorrogado

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que o prazo para apresentação de impugnação referente às notificações do 68º ABI (Aviso de Beneficiário Identificado), que se encerraria nesta segunda-feira (07/05), foi prorrogado para o dia 06/06. Essa apresentação é realizada por meio do Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS (PERSUS). O ofício e a nota técnica podem ser baixados através dos links abaixo.
Veja Mais

Anvisa autoriza venda de novos genéricos para HIV e pressão alta

Medicamentos genéricos devem ser ao menos 35% mais baratos
Veja Mais

O USO DA TECNOLOGIA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA SAÚDE PRIVADA

A Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou recentemente que o número de beneficiários inscritos em planos privados de assistência à saúde no Brasil seria de 47,4 milhões de indivíduos. Em comparação com o número total de brasileiros (208,7 milhões, de acordo com o IBGE), grande parcela da população ainda não possui acesso à saúde privada.
Veja Mais

Ministro da Saúde visita ANS e assina acordo de cooperação

Parceria permite vinculação de dados produzidos pelos sistemas de informação do SUS e da saúde suplementar, aprimorando ressarcimento
Veja Mais

Brasileiro quer sorriso mais saudável

Divulgada nesta semana, a última edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) mostrou que o total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares subiu 0,3% nos 12 meses encerrados em março deste ano. Esse valor representa 128,5 mil novos vínculos no período. Apesar de tímido, o leve avanço representa um grande passo para o processo de recuperação do setor.
Veja Mais

A APLICAÇÃO DO COMPLIANCE NA PROFISSÃO MÉDICA

A profissão médica possui inúmeros pontos de vulnerabilidade, eventualmente ensejadores de responsabilização criminal de envolvidos. Temos os inerentes à profissão, por seu caráter de ciência inexata. E aqueles derivados de comportamentos enraizados entre seus praticantes. É sobre estas últimas que o compliance se foca para a implantação de práticas que permitam o aprimoramento da identificação das ocorrências mais comuns e criação de mecanismos de controle. Implantadas e submetidas a manejo permanente, tais medidas demonstram dupla finalidade, ao permitir a proteção tanto do profissional quanto do paciente.
Veja Mais

Encontro ANS Sul acontece em maio

Inscrições estão abertas; podem participar representantes de operadoras, prestadores de serviços e órgãos de defesa do consumidor
Veja Mais

Como discutir valor em Medicina Diagnóstica?

Como vamos conseguir financiar a saúde no Brasil? Esse é um desafio que preocupa líderes do setor público e privado. Leandro Fonseca da Silva, diretor presidente da ANS costuma dizer que nós temos discutido a necessidade de como financiar, de reformar a previdência social, mas também é preciso pensar em como financiar adequadamente a saúde. Esse foi um dos temas amplamente discutidos no Seminário do SINDHOSP e Fleury sobre o Impacto dos Recursos Diagnósticos na Assistência à Saúde que aconteceu este mês.
Veja Mais

SulAmérica lança serviço de telemedicina

A SulAmérica, maior seguradora independente do País, lança neste mês, em formato pioneiro no mercado nacional, o serviço de telemedicina, que conectará médicos do trabalho a especialistas da rede referenciada para análise conjunta de casos complexos. Trata-se de mais um diferencial da SulAmérica para as empresas clientes de seguro saúde, que passam a contar com uma estrutura dedicada na sede da companhia em São Paulo, localizada no bairro de Pinheiros, para apoio técnico aos médicos do trabalho em situações que envolvam a saúde de colaboradores.
Veja Mais

Agenda da ANS debate programas de indução à qualidade

No evento, reguladora lançou o Projeto de Atenção Primária à Saúde e discutiu melhorias em programas que estimulam a qualificação do setor
Veja Mais

ANS disponibiliza números do setor referentes a março

Dados mostram crescimento de beneficiários e confirmam tendência de estabilidade
Veja Mais

ANS divulga novo prazo para envio de formulário de monitoramento dos Programas de PROMOPREV

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa às Operadoras a abertura do prazo de dez dias, a partir desta publicação, para envio do Formulário de Monitoramento - FM dos Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças - PROMOPREV Cadastrados na ANS.
Veja Mais

Resultado preliminar do Monitoramento do Risco Assistencial – 4º trim/17

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que está disponível o resultado preliminar do Monitoramento do Risco Assistencial relativo ao 4º trimestre de 2017. A operadora poderá acessar seu resultado na Central de Relatórios, em Monitoramento do Risco Assistencial, mediante login e senha.
Veja Mais

ANS lança projeto para estimular atenção primária em saúde

Iniciativa visa melhorar o cuidado incentivando estratégias de prevenção e fortalecendo assistência básica
Veja Mais

Relatório de histórico de envio do DIOPS Financeiro disponível para consulta

Operadoras já podem acessar o relatório de envio do DIOPS para consulta de seu histórico de envio das informações financeiras junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O documento está disponível na Central de Relatórios, consulte aqui.
Veja Mais

ANS promove melhorias no conteúdo dos Relatórios de Qualidade Cadastral

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu melhorias nos relatórios que compõem o Diagnóstico de Qualidade Cadastral do SIB (Sistema de Informações de Beneficiários). A partir de agora, as operadoras de planos de saúde terão mais facilidade para identificar e corrigir os registros que apresentam inconsistências. Os relatórios consolidado e detalhado resumem a situação de cada operadora de plano de saúde quanto à regularização da base de dados do SIB e são uma importante ferramenta para acompanhar a evolução das atualizações desses dados.
Veja Mais

ANS promove melhorias no conteúdo do Relatório de Qualidade Cadastral

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu melhorias nos relatórios que compõem o Diagnóstico de Qualidade Cadastral do SIB (Sistema de Informações de Beneficiários).
Veja Mais