Notícias

Senadores cobram instalação da CPI dos Planos de Saúde

Os constantes reajustes dos planos de saúde têm sido motivo de protestos de vários consumidores. O tema também tem motivado a preocupação de muitos senadores. Depois de conseguir 27 assinaturas, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou o requerimento para a criação da CPI dos Planos de Saúde.


Veja Mais

Índice de massa corporal e o câncer

Ao mesmo tempo em que se avançam os tratamentos para doenças desafiadoras em todo o mundo, como o câncer, e se aumenta a longevidade da população em âmbito global, aumenta-se também os problemas em decorrência de hábitos ruins de saúde. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que epidemia de sobrepeso e obesidade já afeta 39% da população adulta e 18% das crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos.


Veja Mais

AMÉRICA LATINA DISCUTE JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

O trabalho desenvolvido pelo Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde para auxiliar a atuação dos magistrados brasileiros diante do cenário de crescente judicialização foi apresentado nesta quarta-feira (5/9) no Sétimo Encontro Regional sobre Direito de Saúde e Sistemas de Saúde. O evento, promovido pela SaluDerecho, organização ligada ao Banco Mundial, ocorreu em Montevidéu.


Veja Mais

Aberta Consulta Pública sobre dispositivos médicos

Objetivo é envolver empresas e sociedade em geral na definição de regras para os produtos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em Consulta Pública (CP) uma proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) que dispõe sobre requisitos para fabricação, comercialização, importação e exposição ao uso de dispositivos médicos sob medida e paciente-específico.


Veja Mais

Hospitais adotam novas formas de remuneração

Do modelo de pagamento por serviço realizado, instituições agora estão adotando valor fixo em algumas áreas
Em busca de sustentabilidade e eficiência, hospitais e operadoras de saúde estão substituindo o pagamento por serviço (fee for service), modelo de remuneração predominante no sistema de saúde do país - por alternativas que tornem o custo de cada atendimento mais previsível e associado ao desempenho.


Veja Mais

JOVENS SAEM E VELHOS FICAM EM PLANO DE SAÚDE, E ISSO PODE ENCARECER PLANOS

Os planos de saúde perderam, entre 2014 e 2018, 5,4% de clientes, segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O número de planos caiu de 49,9 milhões, em junho de 2014, para 47,2 milhões, em junho deste ano. Saíram principalmente os mais jovens (clientes até 39 anos) e ficaram os mais velhos (a partir de 40 anos).


Veja Mais

Capacitação salva vidas

Como bem lembrou Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS, na abertura do Seminário Internacional “Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde”, temos atuado fortemente na implementação de uma agenda nacional de indicadores para mensurar o desempenho da prestação de serviços de saúde no Brasil com o objetivo de estimular o maior conhecimento de toda a cadeia e aplicação de ações para redução dos problemas na assistência ao paciente.


Veja Mais

PLANOS DE SAÚDE QUEREM LEI MAIS FLEXÍVEL

Operadoras de planos de saúde defenderam ontem, em audiência pública, a flexibilização na legislação que vai regulamentar a cobrança de coparticipação e franquia nos convênios médicos. Ao longo de quase oito horas de discussão, empresas do segmento foram unânimes em advogar a favor do pagamento desses adicionais como forma de moderar o uso de serviços como exames, consultas e procedimentos pelos usuários. 


Veja Mais

ENTENDA O QUE ESTÁ SENDO DEBATIDO NA REGRA DE FRANQUIA E COPARTICIPAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE

Entidades de defesa do consumidor querem percentual máximo de 25%. Empresas defendem lista menor de procedimentos isentos
Qual o percentual máximo que os usuários de planos de saúde poderão pagar por procedimento? Qual será o gasto máximo que poderá ser descontado do consumidor, além da mensalidade, por mês e por ano?


Veja Mais

Edmond Barras: o papel do médico nos custos da saúde

Faltam propostas para cortar desperdícios ou combater fraudes
Em uma época de alta significativa dos custos com a saúde, no SUS ou na saúde privada, muitas propostas têm surgido para sanar o desequilíbrio entre receita e despesa. Infelizmente, quase todas se baseiam na elevação da receita mediante novos impostos, aumento das mensalidades dos planos de saúde, coparticipação, franquia, planos populares, etc. 


Veja Mais

A ideologia e as soluções para a saúde suplementar

A filosofia clássica ensejou um debate, que perdura até hoje, apontando que a ideologia seria uma espécie de conhecimento às avessas. Esse debate parece estar ocorrendo hoje junto com as dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde suplementar. São algumas tendências de pensamento que se revezam na mídia para condenar as supostas falhas insuperáveis de um sistema que, na insuficiência crônica do atendimento público, abriga hoje mais de 47 milhões de brasileiros.


Veja Mais

Prontuário Eletrônico para a detecção de desperdícios

Melhorar a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada é ordem do dia para garantir o futuro dos sistemas de saúde e, ao mesmo tempo, definir estratégias para a redução dos custos, desperdícios e práticas abusivas em toda a cadeia. 


Veja Mais

ANS determina a suspensão da venda de 26 planos de saúde de 11 operadoras

Medida começa a valer no dia 10/09 e protege 75,5 mil beneficiários
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão temporária da comercialização de 26 planos de saúde de 11 operadoras em função de reclamações relacionadas a cobertura assistencial.


Veja Mais

Paulo Rebello Filho é aprovado no Senado para compor diretoria da ANS

Sabatina ocorreu nesta quarta-feira (05/09); na sequência, plenário confirmou a decisão
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (05/09) o nome de Paulo Roberto Rebello Filho para o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele foi indicado pela Presidência da República para ocupar a vaga deixada pela ex-diretora Karla Coelho, que terminou seu mandato em julho.


Veja Mais

R$ 28 bilhões em fraudes e desperdícios

Acabamos de divulgar o estudo “Impacto das fraudes e dos desperdícios sobre gastos da Saúde Suplementar” que mostra que, em 2017, quase R$28 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares do País com contas hospitalares e exames foram consumidos indevidamente por fraudes e desperdícios com procedimentos desnecessários.


Veja Mais

Audiência pública debate alteração em normas contábeis seguidas pelas operadoras

Evento será no dia 14/09, no Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará no dia 14/09, no Rio de Janeiro, uma audiência pública para receber da sociedade e de representantes do setor subsídios, sugestões ou críticas em relação à proposta de alteração dos anexos da RN nº 290/2012, que tratam das normas contábeis que devem ser seguidas pelas operadoras de planos de saúde. 


Veja Mais

Nova audiência pública debateu coparticipação e franquia nos planos de saúde

Evento aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 200 pessoas, representando 28 entidades
A Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou nesta terça-feira (4/9), no Rio de Janeiro, nova audiência pública para discutir os mecanismos financeiros de regulação coparticipação e franquia


Veja Mais

As tendências de “Consumerismo” na saúde e transformação digital

Por Margareth Amorim, Especialista em transformação Digital para o setor de Saúde na SAP.
Há algum tempo, tenho observado um aumento cada vez maior do interesse das pessoas em Psicologia Positiva, que, de uma forma bem simplificada, é um movimento científico focado no lado funcional do ser humano, nas suas forças e potencialidades, ao invés dos seus problemas e patologias.


Veja Mais

Audiência pública sobre coparticipação e franquia

Evento será hoje no Rio e terá transmissão pelo Periscope
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promove nesta terça-feira, 4/09, nova audiência pública sobre os mecanismos financeiros de regulação: coparticipação e franquia. 


Veja Mais

Plataforma Persus 1.0 estará disponível até outubro de 2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que a desativação da plataforma Persus 1.0, prevista para o dia 03/09/2018, foi adiada para 03/10/2018.  A medida tem o objetivo de promover maior prazo de adaptação à nova plataforma e o cadastramento de todas as operadoras do novo Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS (Persus 2.0). 


Veja Mais

Inteligência Artificial e Machine Learning aplicados à saúde

Na semana passada conferimos uma palestra sobre Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data aplicados à Saúde no Summit Saúde. Os painelistas debateram sobre a tecnologia como ferramenta nas diferentes perspectivas, de provedores até indústria, tanto do ponto de vista dos benefícios como aplicação clínica e gestão. 


Veja Mais