Notícias

Atenção primária não é sinônimo de médico de família

O tema “atenção primária à saúde” (APS) entrou na agenda dos gestores e dirigentes na saúde suplementar. Tem sido incluída em vários eventos setoriais da cadeia da saúde. No entanto, por desconhecimento ou de maneira proposital, a questão tem sido mal abordada e compreendida.


Veja Mais

Beneficiários de 59 anos ou mais foram os que mais contrataram

Conforme divulgamos na última semana, a da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) mostrou que o mercado de planos de saúde médico-hospitalares apresentou retração no total de beneficiários ao longo dos últimos seis meses, diferentemente do que vinha sendo apontado pelo setor. Isso acontece, como reforçamos, porque a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revê periodicamente os números enviados pelas Operadoras.


Veja Mais

JUÍZES PEDEM MELHOR CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES LIGADAS À SAÚDE

Em reunião do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde, na última segunda-feira (30/7), em Vitória/ES, os juízes integrantes do grupo manifestaram a necessidade de refinar a classificação das ações judiciais relacionadas à saúde. Atualmente, os tribunais seguem uma norma do Conselho Nacional de Justiça de identificação por classe processual e assunto da demanda.


Veja Mais

Feriado em Fortaleza, Belém e Belo Horizonte

No dia 15/8, não haverá expediente nos Núcleos da ANS nesses municípios.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que no dia 15/08 (próxima quarta-feira) não haverá expediente nos Núcleos da Agência em Fortaleza (CE) e em Belo Horizonte (MG), em função do feriado de Nossa Senhora da Assunção.


Veja Mais

Prêmio IESS: processos judiciais das Operadoras

Intrincado tema do setor, o processo de liquidação das Operadoras de Planos de Saúde gera divergências e debates desde a criação da Lei nº 9656, que acaba de completar 20 anos. Com regras muito específicas de regulação, a questão foge à regra da lei de falências e possui processo com diversas especificidades, longo tempo de análise e tramitação dos processos de apuração.


Veja Mais

O atendimento à saúde vai mudar

Ter um médico acompanhando a sua família ao longo da vida traz inúmeros benefícios.
Já começa a ser oferecido pelos planos de saúde uma opção de contratação que tem como base o modelo de saúde europeu, no qual o paciente conta com a assistência primária de um profissional que pode ser um médico de família ou um clínico geral. 


Veja Mais

Falta de coordenação de cuidados é gatilho para variabilidade não-desejada

Na semana passada tivemos a oportunidade de conversar com Denise Basow, CEO da Unidade de Negócios de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer. Denise iniciou a carreira como médica e passou pelo cargo de Editora-Chefe do UpToDate, até assumir, em 2015, seu papel atual.


Veja Mais

Crescimento da Saúde Suplementar não aconteceu

Acabamos de divulgar a nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) que mostra que o mercado de planos de saúde médico-hospitalares encerrou junho de 2018 com ligeira variação negativa no número de beneficiários na comparação com o mesmo mês do ano passado. 


Veja Mais

NO PÓDIO DA INFLAÇÃO

O Brasil deverá ter a terceira maior inflação médica no mundo neste ano, segundo a consultoria Mercer Marsh, que ouviu 225 grupos seguradores em 50 países.

 


Veja Mais

ANS realiza evento voltado às pessoas jurídicas contratantes de planos de saúde

Encontro visa prestar esclarecimentos sobre as regras da ANS que afetam a contratação de planos coletivos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará, no dia 28/08, o evento “Ouvindo os contratantes: como os grandes consumidores de planos de saúde podem participar das decisões regulatórias?”.


Veja Mais

Ressarcimento: Prorrogado prazo de impugnação do 70º ABI

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que o prazo para apresentação de impugnação referente às notificações do 70º Aviso de Beneficiário Identificado (ABI) foi prorrogado para o dia 05/09. Essa apresentação é realizada por meio do Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS (PERSUS).


Veja Mais

Monitoramento em UTI Neonatal e técnica de hipotermia salva vidas

Falta de oxigenação no parto, é a principal causa de lesões; Atualmente, 13 hospitais entre privados e públicos já implantaram o sistema e mais de 1300 pacientes já foram beneficiados


Veja Mais

Uso inteligente garante boa saúde ao paciente e ao sistema

Definir, identificar e reduzir o desperdício no setor de saúde é um desafio global e envolve uma série de agentes, políticas e esforços conjuntos. Por mais que já tenha se tornado um tema frequente em nossas publicações, o tema não é específico do caso brasileiro e ainda requer uma série de medidas para seu maior enfrentamento no país.


Veja Mais

Envelhecimento da população impulsiona mercado de serviços voltados para saúde

Segundo IBGE, em 21 anos haverá mais idosos que crianças no Brasil e até 2060 um quarto da população terá mais que 65 anos. Com esta tendência, serviços voltados para idosos devem aumentar cada vez mais, principalmente aqueles relacionados à saúde. A MedicMais já sente o reflexo do envelhecimento populacional, sendo que os idosos já representam 60% dos atendimentos de toda a rede de clínicas médicas popular


Veja Mais

Droga que inativa micróbios no intestino pode prevenir doença cardiovascular, diz estudo

Estudo publicado nesta segunda-feira (6) na 'Nature Medicine' mostra como bactérias da flora intestinal estão envolvidas em doenças cardiovasculares. Novo medicamento em testes impede ação prejudicial.
Os experimentos com um novo tipo de medicamento foram feitos por pesquisadores da Clínica Cleveland, nos Estados Unidos.


Veja Mais

Concedida portabilidade para beneficiários da WS administradora

Clientes podem trocar de operadora sem cumprir carência; prazo para a mudança é de até 60 dias.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) concedeu portabilidade especial de carências para os beneficiários da operadora W.S. Administradora de Planos de Saúde Ltda (registro ANS nº 33.975-0).


Veja Mais

Plano de saúde não é direito, é contrato

A ANS prestou um enorme desserviço aos que tentam preservar a aplicação da lei em um setor econômico que não foi feito para substituir o Estado


Veja Mais

Transparência para desenvolvimento do setor

Divulgamos na última semana, o Texto para Discussão “A Variação de Custos Médicos Hospitalares (VCMH): um compêndio dos estudos do IESS e uma atualização do tema”com o objetivo de esclarecer os diferentes pontos que impactam na variação do indicador e sua consequência para a saúde suplementar.


Veja Mais

Audiência pública sobre coparticipação e franquia

Confira a data e saiba como se inscrever para participar da atividade
 Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) agendou para o dia 4 de setembro, no Rio de Janeiro, nova audiência pública para debater os mecanismos financeiros de regulação: coparticipação e franquia.


Veja Mais

Unidade de saúde da Microsoft é um “negócio multibilionário”, diz chefe médico

A unidade de saúde da Microsoft é uma empresa multibilionária, disse o diretor médico da empresa no novo pod“Beyond The Valley” da CNBC.


Veja Mais

Planos de Saúde: a bola da vez!

Os meios de comunicação divulgaram recentemente reclamações generalizadas contra os planos de saúde. Pesquisa  da Associação Paulista de Medicina constatou que 96% dos usuários de planos de saúde do estado de São Paulo tiveram dificuldade para usar o serviço. Demora em marcar consultas e exames, longa espera em pronto atendimento, falta de hospitais para a internação, demora para a aprovação de cirurgias são as principais queixas.


Veja Mais