Notícias

PROJETO QUE PODE REDUZIR A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE ESTÁ EM ANÁLISE NO SENADO

Segundo o Ministério da Saúde, R$7 bilhões por ano, não previstos no Orçamento da União, são gastos com a judicialização da área.
Veja Mais

Transexual será ressarcido por plano de saúde que negou cirurgia

A Justiça mandou ressarcir um transexual porque seu plano de saúde se negou a cobrir as despesas com procedimento de retirada dos seios, por considerá-lo de cunho estético. Na decisão, o desembargador Jorge Luís Costa Beber, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ressaltou que o procedimento cirúrgico de mudança de sexo aumenta o bem-estar psicológico do indivíduo por aproximá-lo da sua identidade de gênero.
Veja Mais

Diagnosticar antes para tratar melhor

Importante elo do setor de saúde suplementar, a medicina diagnóstica tem ganhado cada vez mais destaque na mídia pelas diferentes inovações na área que podem resultar em melhoria da assistência e de eficiência para o setor.
Veja Mais

“Estamos em um processo de mudança cultural, de verdade”

Tivemos uma reunião com dois executivos da consultoria Ernst&Young, Leandro Sanches, Partner Advisory Services e Mariana Wiezel, gerente sênior de estratégia em saúde. A conversa girou em torno de como tecnologia, valor e sustentabilidade implicam (ou se aplicam) na jornada do paciente.
Veja Mais

Curso capacita magistrados sobre direito em saúde

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento prático dos magistrados acerca das questões contemporâneas entre direito e saúde, a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) promove a partir desta segunda-feira (19/09) o Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para Magistrados em Direito Sanitário Judicialização da Saúde. Quarenta e cinco magistrados participarão do curso, que será realizado das 8 às 18 horas, durante dois dias, nas dependências da escola.
Veja Mais

Ricos 'não deveriam usar o SUS', diz Drauzio Varella

Em entrevista à BBC Brasil, médico mais famoso do Brasil diz que país 'ousou dizer que saúde é um bem de todos e um dever de Estado'
Veja Mais

Plano Periódico do Monitoramento do Risco Assistencial

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que já está disponível o Plano Periódico do Monitoramento do Risco Assistencial referente ao 1º, 2º e 3º trimestres de 2017.
Veja Mais

Modelo de medicina precisa mudar com o envelhecimento da população

Especialistas indicam prevenção, atenção primária e medicina mais leve para conter doenças crônicas
Veja Mais

13º Simplo traz a transformação e qualidade como cerne para o crescimento do setor odontológico

Empreendedorismo também foi fator citado para a evolução
Veja Mais

ANS debate governança corporativa em audiência pública

Evento discutiu boas práticas em termos de gestão de riscos e controles internos
Veja Mais

Ressarcimento Eletrônico ao SUS inaugura nova fase na integração entre sistemas da ANS e das operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizará, a partir de agosto de 2018, um conjunto de sistemas que permitirá às operadoras receber notificações e efetuar petições com maior eficiência. Voltado para atender às operadoras no recebimento de notificações e no envio de petições, o novo Protocolo Eletrônico está integrado com o sistema de gerenciamento de documentos e processos da ANS (SEI), e possibilitará o envio e recebimento de arquivos em lote.
Veja Mais

Da teoria à prática: foco é melhoria contínua em qualidade e segurança do paciente

O III Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, realizado pelo IBSP, reuniu relevante time de especialistas em três dias de evento, em São Paulo
Veja Mais

Tecnologia de diagnóstico rápido, seu impacto no presente e futuro da saúde

A situação atual, os avanços, os benefícios e o impacto no sistema de saúde da tecnologia Point of Care (POC), ou diagnóstico rápido, foram os temas centrais que reuniram mais de 250 especialistas e líderes do setor de saúde nacional e internacional no 2º Encontro Latino Americano de Point of Care em Bogotá, organizado pela Abbott, empresa global de saúde.
Veja Mais

Promoção do debate sobre novas tecnologias

Como parte da missão de promover a sustentabilidade da saúde suplementar com a produção de conhecimento e informações que auxiliem na tomada de decisão, participamos periodicamente de eventos que a facilitem e ampliem o debate e a construção de novas ferramentas para o setor.
Veja Mais

FenaSaúde participa de audiência pública sobre mudança nas regras dos planos de saúde

Debate reuniu parlamentares e Procons na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Veja Mais

Neste dia das mães, ANS reforça diretrizes da OMS sobre parto

Indicações fazem parte de mudanças efetuadas pelas maternidades brasileiras que integram o Projeto Parto Adequado
Veja Mais

Ações judiciais ameaçam a saúde no país

Quem acompanha informações sobre o setor de saúde sabe que a Judicialização é um tema cada vez mais recorrente e presente na pauta por diferentes razões e necessidades. O crescente aumento das ações judiciais tanto no sistema público quanto privado faz com que, de tempos em tempos, sejamos impactados com notícias e novas informações sobre o tema.
Veja Mais

ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO E DECISÕES BASEADAS EM EVIDÊNCIAS

Avaliação de políticas públicas é prática pouco realizada no Brasil. O debate precisa avançar.
Veja Mais

Roche investe em startups com projetos de gestão de dados em saúde no seu Desafio 2018

O objetivo é incentivar iniciativas capazes de trazer benefícios para a área médica a partir de dados de mundo real
Veja Mais

Mais acesso à saúde

O jornal Gazeta do Povo divulgou nesta semana uma importante reflexão acerca dos planos com franquia e coparticipação. Melissa Kanda, advogada especializada em Direito Médico e à Saúde, mostrou como funcionam as novas modalidades de planos, o que muda com sua aplicação e os benefícios que podem trazer para o sistema de saúde e aos beneficiários.
Veja Mais

Ministro Gilberto Occhi quer planos de saúde alternativos

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, encomendou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a retomada da discussão sobre novos formatos de planos de saúde. Em uma iniciativa semelhante à de seu antecessor, Ricardo Barros, que lançou a ideia de planos populares, Occhi defendeu a adoção de alternativas no setor. O objetivo, segundo ele, é garantir o atendimento mais ágil em casos de procedimentos simples.
Veja Mais