Raquel Marimon (Presidente Strategy) compartilha ideias e visões sobre o futuro do profissional na Saúde Suplementar.

REVOLUÇÃO NA PRECIFICAÇÃO DA SAÚDE

O Painel 2 “Revolução 4.0 na Precificação da Saúde” abriu a tarde do primeiro dia do 12º Congresso Brasileiro de Atuária. A palestrante Raquel Marimon, presidente da Strategy, empresa especializada em data analytics para operações de planos de saúde, levou um questionamento ao público: “O que é valor em saúde?”. Na opinião da atuária, “preço deve ser consequência do valor que se entrega e não de quem tem mais poder na negociação”.

Raquel falou ainda sobre as razões que levam ao aumento dos custos e sobre valores de novas tecnologias de detecção e tratamento de doenças. “A tecnologia não melhorou a qualidade do atendimento”, avaliou. 

Em seguida, o atuário e mestre em economia José Antônio Lumertz apresentou um filme que mostrava a evolução da saúde da população mundial desde 1810, associando expectativa de vida a fatores econômicos.

Ele falou sobre os impactos do envelhecimento da população, expectativa de vida e sobre a necessidade de se investir em prevenção. Temos que investir em programas de qualidade de saúde e vida ativa. Temos que incentivar as pessoas a se cuidarem mais, não a gastarem com despesas de saúde”.

Metodologia de cálculo de planos de saúde foi outro tema abordado pelo palestrante, que falou das perdas sofridas pelas operadoras.