Resultado IDSS 2018: conheça o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar do ano


Resultado IDSS 2018: conheça o Índice de
Desempenho da Saúde Suplementar do ano

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no dia 05 de novembro o resultado preliminar do IDSS 2018, ano base 2017. O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar- IDSS é conhecido como a nota das operadoras no mercado de saúde suplementar e por meio dessa nota é possível que as Operadoras comparem seu desempenho com seus principais concorrentes e, ainda, com o mercado em geral.

A última atualização na ficha técnica dos indicadores foi em julho de 2018, com alterações nas fórmulas de cálculos e atualização na base de dados a ser considerada. A metodologia da ANS ao longo do tempo vem privilegiando indicadores que tratam de qualidade assistencial e ainda bonifica as Operadoras que possuem programas de ações de promoção e prevenção à saúde. Sem contar que as Operadoras acreditadas têm um bônus na nota final do IDSS.

Mudança no IDSS 2018

A grande mudança para este ano foi a base de dados utilizada, todos os indicadores que tratam de assistência e acesso à saúde estão sendo calculados com base nas informações encaminhadas pelas Operadoras, através do TISS – Troca de Informações de Saúde Suplementar. Até então a ANS utilizava as informações encaminhadas através do Sistema de Informações de Produto – SIP, processo bastante amadurecido, considerando que esta obrigação existe desde 2001.

Outro fato que merece atenção é que muitos indicadores são apurados a partir do CNS – Cartão Nacional de Saúde -, CBO - Classificação Brasileira de Ocupação - e também através do Código TUSS informados nas guias de consultas e SP/SADT. Assim, as guias incompletas são desconsideradas para apuração de tais indicadores. O que impacta no resultado final da Nota do IDSS.

Temos visto que as notas preliminares estão bem abaixo do histórico das Operadoras. Acreditamos que, no geral, as notas do mercado de saúde suplementar serão menores, em decorrência das inconsistências apresentadas no TISS.

Ressaltamos que tal resultado deverá ser divulgado no Portal na área do público em geral.

Lembramos que a preocupação com a nota do IDSS 2018, por exemplo, devia acontecer ao longo de 2017 (ano base), tendo em vista que, após a divulgação do resultado, ainda que preliminar, apesar da possibilidade de questionamentos dos resultados alcançados nos indicadores, dificilmente a ANS reconsiderará a nota atribuída, haja vista a divulgação com certa antecedência sobre as informações utilizadas para cálculo da nota final do IDSS, com a possibilidade das operadoras corrigirem as informações encaminhadas até a data de corte do IDSS que ocorre dia 30 de abril do ano de divulgação do resultado referente ao ano anterior.

Para se organizar para o próximo ano, recomendamos a leitura deste artigo que elaborei acerca das alterações na metodologia para o ano de 2019.

Além disso, a Strategy tem o serviço de análise do resultado do IDSS 2018. Entre em contato com um de nossos consultores para maiores detalhes do serviço.


Flávia Salles
Gerente de Regulação

Strategy 


Veja mais noticias  sobre o assunto:
IDSS (Ano-base 2017): Prorrogado o prazo para envio de questionamentos
ANS realiza oficina sobre IDSS


Data do artigo: 14/11/2018