Pesquisa de Satisfação para Beneficiários de Planos de Saúde



Pesquisa de Satisfação para Beneficiários de Planos de Saúde

 

A Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários foi elaborada pela ANS – Agência Nacional de Saúde e visa verificar informações quanto ao relacionamento com os beneficiários e à atenção à saúde. Essa pesquisa tem data limite de divulgação, sendo dia 30 de abril de 2018, tendo como base o ano de 2017.

O questionário é composto de 3 blocos de questões que abordam assuntos sobre Atenção à Saúde, Canais de Atendimento da Operadora e Avaliação Geral. É uma forma que a ANS tem de se inteirar e acompanhar a qualidade do setor, verificando a partir dos resultados, a satisfação dos beneficiários. A pesquisa tem uma forma padronizada para que os resultados obtidos sejam comparáveis, permitindo assim criar um histórico de resultados.

A pesquisa é voluntária, mas acredito que para a Operadora seja vantajosa a aplicação, pois obtém-se pontuação no IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, quando seguidas as diretrizes previstas pela ANS.

Ressalto que essa nota é referência para a decisão de aquisição de planos de saúde para muitos beneficiários, pois é um dos indicadores mais utilizados para a avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas Operadoras.

Além do benefício do aumento do IDSS, a Operadora tem a possibilidade de avaliar sua atuação perante seus beneficiários, e assim, planejar e direcionar metas, atacando os pontos fracos e maximizando o que tem de melhor.


Camila Antonelli
Consultora
Strategy Consultoria Atuarial e Regulatória


Data do artigo: 24/01/2018