Melhore seu IDSS


 

Melhore seu IDSS

 

A avaliação de desempenho realizada este ano pela ANS, especificamente acerca do período de 2017, causou surpresa e desconforto na maioria das Operadoras de planos de saúde e odontológicas por conta da brusca baixa de pontuação do IDSS – Índice de Desempenho na Saúde Suplementar, que é calculada a partir de indicadores definidos pela própria ANS, que varia de 0 a 1 e cada Operadora recebe uma nota.

As dimensões desses indicadores são:

- Qualidade em atenção à saúde => 30%
- Garantia de acesso => 30%
- Sustentabilidade no mercado => 30%
- Gestão de processos e regulação => 10%

Várias situações foram expostas para que as notas fossem reduzidas, dentre elas alguns erros nos cálculos da própria agência, e outras por erros das próprias Operadoras. Por tais motivos, houve a prorrogação da data de corte do período de análise de 2017, dando oportunidade das Operadoras verificarem os dados e corrigir o que for possível, inclusive para enviar os questionamentos cabíveis à agência acerca de sua pontuação.

A Strategy vem acompanhando todo esse movimento e auxiliando os clientes, e o que mais se evidenciou e que contribuiu (e muito) com a baixa das notas foi quanto ao preenchimento e troca de informações da TISS com a ANS.

A TISS – Troca de Informações na Saúde Suplementar tem padrão obrigatório para trocas eletrônicas de dados e o objetivo é facilitar as ações administrativas, avaliações e acompanhamento econômico-financeiro.

Segundo nossos clientes, foram identificadas uma série de inconsistências no processamento dos dados pela ANS nos envios das informações da TISS.

Para o período de 2017, a ANS realizará o reprocessamento dos indicadores do IDSS e a data corte foi prorrogada para 28.02.2019, possibilitando às Operadoras que retifiquem alguns dados, dentre eles os que foram disponibilizados na base do padrão TISS.

Mas, que tal melhorar a nota de sua Operadora para o próximo período?

É certo que agora a atenção deve ser dobrada e medidas devem ser tomadas para que se eleve as notas do IDSS para o próximo período. Ideal que as Operadoras ajam com rapidez para que não sejam surpreendidas novamente, e no caso da guia TISS, há tempo em corrigir as inconsistências e reenviar à ANS, em atenção à versão vigente do Padrão TISS.

As Operadora têm até o dia 30.04.19 para o envio das informações acerca do IDSS de 2018 e sabendo que as informações do TISS podem ser reprocessadas, ideal que sejam providenciadas o quanto antes essas correções, para que não existam surpresas desagradáveis novamente.

A Strategy pode auxiliá-los com essa solução. Consulte seu consultor para saber mais sobre melhorias de dados do TISS.

Camila Antonelli
Consultora | Strategy

Veja mais notícias acerca do assunto:
ANS realizará reprocessamento dos indicadores do IDSS com nova data de corte
TISS: Prorrogação do prazo para envio das competências de novembro e dezembro de 2018

 


Data do artigo: 10/01/2019