Como acompanhar o crescimento do mercado de odontologia

 

Como acompanhar o crescimento do mercado de odontologia

 

Em Contra-Pontos anteriores, apontei que mesmo com a crise que o país enfrentou e ainda enfrenta, o mercado de odontologia cresceu, ganhando a atenção da população e se tornando cada vez mais relevante, embora ainda não atinja uma parte da população, seja por desconhecimento ou por instabilidade econômica.

Por conta da acessibilidade financeira, empregadores viram na odontologia uma forma de oferecer aos seus colaboradores um benefício de qualidade por um custo razoável, diminuindo, assim, os impactos que a crise trouxe aos seus negócios.  Mas, por outro lado, esse crescimento do mercado evidenciou a necessidade de evolução do setor. E quando se trata de saúde, a dedicação deve ser redobrada.
 

Como acompanhar a evolução do mercado de odontologia


As pessoas estão cada vez mais informadas e atentas às suas escolhas e aquisição de produtos e serviços. Isso significa que o segmento deve buscar inovação o tempo todo, e uma das principais formas de garantir essa evolução é com a melhora na qualidade da assistência. Isso engloba diversas coisas, como:

 

  • Inserção da tecnologia;
  • Mudança nos modelos de remuneração;
  • Mudanças burocráticas;
  • Atendimento às exigências do consumidor;
  • Serviços ágeis, transparentes e eficientes;
  • Atenção aos aspectos regulatórios.

Mas então, como garantir mais qualidade à assistência?

O primeiro passo é colocar o beneficiário no centro de sua operação, buscando produtos certos para suas necessidades e atendimento de qualidade. Como tudo tem um caminho de mão dupla, dependendo da experiência do segurado, ele pode punir ou premiar a operadora, sendo muito fácil descartar o serviço e contratar o concorrente sem pensar duas vezes.

A dica aqui é ouvir o beneficiário, resolver seu problema de imediato e desenvolver um relacionamento constante e atencioso. Isso ajuda a evitar desgastes e cancelamento de contrato, além de proporcionar uma experiência melhor e, consequentemente, maior permanência no plano.

Além disso, a variedade de produtos, com diferentes coberturas, acesso facilitado na comunicação, alta divulgação e preços diferenciados também são quesitos importantes para garantir a evolução dos seus serviços e acompanhar o crescimento do mercado de odontologia.

Outro aspecto tão importante quanto os citados acima é a tecnologia da informação. Investir em inteligência artificial, sistema de gestão, big data e oferecer maior eficiência e agilidade no atendimento, ajuda a diminuir custos e a evitar erros primários.

Fique atento às regulamentações

Para todos esses aspectos é necessário atentar-se às regulamentações do setor junto à ANS. A ausência de regras claras expõe as operadoras a abertura de NIPs e cancelamentos inesperados. Pela nossa experiência, está claro que há uma necessidade de revisão das normas para o mercado de odontologia, considerando todas as suas especificidades, que são diferentes do segmento médico-hospitalar.

Enquanto isso não ocorre de maneira efetiva, as operadoras devem se respaldar nesse aspecto a fim de evitar as temidas sanções por serem tão desproporcionais.

Em resumo, os aspectos transformadores do segmento são:

  • Melhoria e excelência no atendimento, colocando o beneficiário no centro de sua operação;
  • Produtos desenhados conforme a necessidade de seus consumidores;
  • Investimento em tecnologia para maior eficácia, diminuindo custos e agilizando os processos;
  • Mudança nos modelos de remuneração, para melhor relacionamento com seus parceiros prestadores de serviço;
  • Excelente apoio regulatório a fim de evitar transtornos junto aos beneficiários e ao órgão regulador.


Camila Antonelli
Consultora
Strategy 

 


Data do artigo: 13/09/2018