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Audiência pública: Incentivo a melhor desempenho em saúde

No dia 12 de junho de 2018 a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS realizou uma Audiência Pública no Rio de Janeiro, com o intuito de receber sugestões da sociedade para ajudar a melhorar o desempenho em saúde das operadoras. A ideia foi debater sobre incentivos econômico-financeiros, destacando operadoras que apresentam melhores resultados para os seus beneficiários.


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PCBP – Processo de Certificação em Boas Práticas de Atenção à Saúde, Consulta Pública 66 da ANS, Indicadores de Atenção à Saúde

Este é o quinto artigo que tratamos sobre a CP 66, os artigos anteriores abordaram: • Introdução a CP 66 • Análise dos indicadores propostos • Indicadores de Acesso • Indicadores de Processo


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IDSS 2019 - Revisão da Metodologia ano base 2018

A ANS já está trabalhando na revisão do IDSS para o ano de 2019, haja vista que todo ano propõe novas regras para o Programa de Qualificação de Operadoras. A ANS está implantando indicadores que busquem induzir as Operadoras a adotarem em suas diretrizes ações de promoção e de qualidade assistencial, propondo, dessa forma, uma melhor qualidade assistencial para os beneficiários.


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Reajuste – Causa e Efeito

Em meio a turbulência que se tornou a especulação do percentual de reajuste dos planos individuais, onde uma liminar estabelece o teto de reajuste absolutamente inferior as expectativas do mercado e onde uma Agência Reguladora, que em tese seria órgão responsável e competente para estabelecer tal reajuste, recorre dessa ação para cumprir com suas obrigações, é lançada na mídia uma propaganda


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PCBP – Processo de Certificação em Boas Práticas de Atenção à Saúde, Consulta Pública 66 da ANS, Indicadores de Processo

Este é o quarto artigo que tratamos sobre a CP 66, em nosso último artigo sobre o tema apresentamos nossa posição sobre dois dos seis indicadores propostos pela Consulta Pública 66 da ANS aqueles que chamamos indicadores de acesso, no segundo artigo introduzimos os seis indicadores e no primeiro artigo apresentamos a ideia geral da proposta de normativa, que contém mais de 100 páginas. Neste artigo trataremos dos indicadores que abordam os aspectos de processo.


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Inteligência Artificial na Saúde

É fato que a tecnologia veio para facilitar e otimizar todos os processos no qual é utilizada, e com a área da saúde não é diferente. Ultimamente o que mais se escuta falar em nosso setor é sobre Inteligência Artificial. Tanto é que a USP – Universidade de São Paulo lançou no dia 04/06 um curso online gratuito voltado a esse assunto, que inclusive já foi comentado em coluna Contra-Ponto anterior.


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PCBP – Processo de Certificação em Boas Práticas de Atenção à Saúde, Consulta Pública 66 da ANS, Indicadores de Acesso

Em nosso último artigo sobre o tema apresentamos os seis indicadores propostos na minuta de resolução normativa em consulta pública de número 66 categorizados por objetivo que em nosso entendimento busca medir. Neste artigo trataremos dos indicadores que abordam os aspectos de acesso.


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Autogestão em alta!

No início de 2018 o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou as Resoluções nº 22 e 23 que trouxeram impactos significativos para as Operadoras de planos de saúde que atuam como autogestões ligadas às empresas estatais federias. Apesar destas normas estarem vigentes há mais de 5 meses, as primeiras obrigações a serem cumpridas em termos de prestação de contas serão neste mês de junho.


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PCBP – Processo de Certificação em Boas Práticas de Atenção à Saúde - Análise dos indicadores propostos

Trataremos neste artigo da proposta em consulta pública de número 66, publicada pela ANS no Diário Oficial da União em 29/05. Introduzimos o assunto em nosso último artigo sobre o tema tratando dos princípios norteadores da regulamentação proposta e neste artigo trataremos de analisar com nosso olhar crítico e afiado sobre o modelo dos indicadores para certificação e acompanhamento das boas práticas em atenção à saúde.


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Audiência pública: Requerimentos de governança corporativa na saúde suplementar com foco em controles internos e gestão de risco

No dia 04 de maio de 2018 a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS realizou uma Audiência Pública no Rio de Janeiro, com o intuito de discutir o novo modelo de solvência, que será exigido para todas as Operadoras a partir de janeiro de 2023, baseado em capital de risco e boas práticas de gestão.


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PCBP – Processo de Certificação em Boas Práticas de Atenção à Saúde, Consulta Pública 66 da ANS

Nesta semana foi publicado em diário oficial a Consulta Pública de número 66, que promove a oportunidade para a sociedade opinar acerca da criação de uma certificação para as Operadoras de Planos de Saúde (OPS), voltada para boas práticas em atenção à saúde. A certificação proposta será opcional, mas vamos lá, que operadora não se beneficiaria de ter um selo oficial atestando ter boas práticas de atenção a saúde? Parece atrativo e merece nosso olhar atento e afiado para analisar a proposta.


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Projeto de Atenção Primária ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar acaba de lançar o Projeto de Atenção Primária à Saúde (APS). A ideia é conceder as Operadoras uma acreditação para os modelos que tratam do cuidado integral à Saúde. Através dessa iniciativa, a ANS busca desconstruir o modelo assistencial atual no Sistema de Saúde Suplementar do Brasil, que privilegia a utilização, pois o modelo de pagamento de prestadores e operadoras se dá pela remuneração por procedimento, ou seja, quanto maior o volume de produção, maior será a renda dos prestadores e maior será o custo das Operadoras.


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Franquia em questão

Seguindo os passos de resoluções normativas anteriores, o mercado aguarda ansiosamente a publicação de nova norma sobre os mecanismos de regulação, mais precisamente desde 2006, ano que foi publicada a primeira a Consulta Pública – Mecanismos Financeiros de Regulação - Coparticipação e Franquia.


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Saúde Digital

Vamos começar pelas definições: por digital entende-se o conjunto de tecnologias e aplicações que habilitam uma automação, uma tomada de decisão, mais conectividade com o consumidor final ou demais integrantes da cadeia e este é artigo é sobre digital health ou como defini chamar: Saúde Digital.


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Audiência pública: Governança Corporativa para Capital baseado em Risco

Aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 04/05/2018, a audiência pública sobre Governança Corporativa para Capital baseado em Risco na Saúde Suplementar, que visou estabelecer o maior diálogo sobre assunto entre a Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS e agentes diversos do setor de saúde suplementar.


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Ação Civil Pública acerca do reajuste dos planos individuais/familiares.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) ingressou na Justiça Federal com uma Ação Civil Pública na qual, em suma, solicita, em tutela de urgência, a determinação para que a ANS não autorize o índice máximo de reajuste dos planos individuais e familiares correspondente ao período de 2018/2019, enquanto não excluir do referido reajuste a parcela referente ao impacto dos fatores exógenos já considerado no reajuste dos planos coletivos e enquanto não demonstrar que validou todas as informações inseridas pelas operadoras no RPC - Sistema de Comunicado de Reajuste de Planos Coletivos correspondente ao período de 2017/2018.


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Regras de preços dos produtos

Muitas Operadoras se confundem em relação às regras de comercialização dos produtos estabelecidas pela ANS. São tantas nomenclaturas das etapas do processo de precificação do produto que gera dúvidas sobre qual a autonomia que a Operadora possui para diferenciar o preço de venda de um mesmo produto para diferentes contratantes.
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Atenção Primária na Odontologia

A prestação de serviços odontológicos mudou expressivamente nas últimas décadas, aumentando a qualidade dos serviços e consequentemente, a exigência dos beneficiários. Não é à toa que os produtos comercializados hoje pelas operadoras odontológicas vão além do cuidado básico da saúde bucal. O que se vê são pacotes desde o rol mínimo da ANS até a cobertura completa em estética.


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A sustentabilidade da Saúde Suplementar

Muito se fala na gestão da sustentabilidade e longevidade, dos planos de saúde. Seja no lado do paciente, prestador e das fontes pagadoras. A notícia de hoje, talvez seja a mais importante neste segmento, desde a promulgação das Lei 9656 e suas várias consecutivas MPs, que estabeleceram o marco regulatório desta indústria.


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Importante manter a estabilidade da Operadora – Parte II

Os grandes desafios apresentados diariamente em uma operação são de conhecimento dos dirigentes, gerentes e profissionais que atuam nas Operadoras de planos de saúde. Podemos refletir que nos encontramos em um determinado momento que superior ao controle e redução de custos, não sendo o suficiente para sustentação da Operadora, precisamos de mais qualidade.


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Mudança de regras para as Autogestões Estatais

O ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou no início desse ano duas normas que atingem de forma significativa as operadoras de autogestão. A Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União CGPAR nº 22/2017, estabelece diretrizes e parâmetros mínimos de governança para as empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde na modalidade de autogestão. Já a Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União GGPAR nº 23/2017, fixa diretrizes e parâmetros para o custeio das empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde aos empregados.
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