Artigos|

Longevidade X Saúde Bucal

O Brasil está envelhecendo.

Segundo dados do IBGE, houve grande crescimento do número de idosos – indivíduos acima de 60 anos – entre 2012 e 2017, e atualmente a expectativa de vida atinge uma média de 76 anos. O salto foi de 19,5%, ou seja, de 25,4 milhões para 30,2 milhões de indivíduos. E as projeções mostram um crescimento significativo para 2025, sendo superior a 32 milhões.


Veja Mais

Resolução CMED , Margem de comercialização (sobretaxa) em medicamentos, Contratos com Hospitais

Primeiro vamos a um breve resumo dos fatos:
(imagem ilustrativa)
Qual é o problema aqui?
O agente federal responsável por regular o preço dos medicamentos pretende garantir que a tributação e o preço praticado no país sigam suas diretrizes.


Veja Mais

Ouvindo os Contratantes: Como os grandes Consumidores de Planos de Saúde podem Participar das Decisões Regulatórias?

No dia 30 de agosto de 2018 a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS realizou um evento no Rio de Janeiro, com o intuito de interagir com os Contratantes de Planos de saúde Coletivos, que são os grandes Consumidores desse serviço no cenário nacional. A ideia foi debater sobre a legislação vigente e suas possíveis alterações, bem como ouvir sugestões dos referidos contratantes.


Veja Mais

Empresário Individual

Publicamos em janeiro desse ano a orientação jurídica acerca da RN 432 que trata da contratação de plano privado de assistência à saúde coletivo empresarial por empresário individual. Essa norma foi muito esperada por diversas operadoras e em especial as que tem como objetivo o crescimento da carteira de contratos coletivos empresariais de até 29 vidas, os chamados “PME’s”.


Veja Mais

Impacto das novas regras de coparticipação da ANS

A Strategy tem participado ativamente das instâncias de audiência e consulta pública acerca da revisão das regras de mecanismos de regulação desde do início em 2005. A reforma das regras de coparticipação proposta pela ANS, que foi tema do debate no dia 4 de setembro, traz impactos significativos sobre a lógica econômica dos planos de saúde e, portanto, merece um debate mais amplo.


Veja Mais

Como acompanhar o crescimento do mercado de odontologia

Em Contra-Pontos anteriores, apontei que mesmo com a crise que o país enfrentou e ainda enfrenta, o mercado de odontologia cresceu, ganhando a atenção da população e se tornando cada vez mais relevante, embora ainda não atinja uma parte da população, seja por desconhecimento ou por instabilidade econômica.


Veja Mais

Inovação em Saúde – Transformando a indústria da Saúde como a conhecemos

Aconteceu no dia 08 de agosto de 2018 o Health Innvation Summit 2018, encontro para discutir sobre uma nova perspectiva para a indústria da saúde, incluindo modelos com ideias inovadoras e soluções úteis e sustentáveis para gerar um novo modelo de relacionamento entre clientes e pacientes, incluindo a inteligência artificial.


Veja Mais

Por quê a ANS pretende exigir o TAP das Operadoras?

Na consulta pública nº 67 encerrada a poucos dias, a ANS propõe que as Operadoras apresentem o TAP – Teste de Adequação de Passivo espontaneamente até 2022 e obrigatoriamente após este prazo. Mas o que é e para que serve o TAP?


Veja Mais

Quais os planos da sua Operadora para o futuro?

Muito antes da crise econômica no nosso país, o segmento de Saúde Suplementar já sinalizava o risco de se tornar insustentável em médio a longo prazo, afetando toda a cadeia envolvida neste mercado, tais como: Operadoras, prestadores de serviços médico-hospitalares, fornecedores de materiais e medicamentos, empresas contratante e beneficiários.


Veja Mais

Qualidade Assistencial

Nesta semana aconteceu o Seminário Internacional da Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, promovido pelo IESS – Instituto de Estudos em Saúde Suplementar. Parabéns a organização do evento, excelente escolha de temas e nível dos expositores, com uma plateia atenta e seleta.


Veja Mais

O risco que corre o setor de saúde suplementar

O Setor de Saúde Suplementar vem sofrendo constantes mudanças que afetam todo o mercado nacional desde o marco regulatório advindo da Lei 9656.
A cada ano surgem resoluções e instruções normativas que alteram toda operação, as quais, em muitos casos, trouxeram ordem, organização, transparência e até justiça. Sem contar com a ampliação da cobertura do rol de procedimento que já é esperada a cada dois anos.


Veja Mais

Mecanismos de Regulação

Apesar de toda a movimentação acerca do assunto, que terminou com a revogação da atual regulamentação, os mecanismos de regulação e custeio da saúde suplementar já existem desde 1998, porém somente agora a ANS decidiu por regulamentar referidos mecanismos, através da RN 433/2018.


Veja Mais

Ninguém entendeu nada - Uma reflexão sobre a decisão de Cármem Lúcia - RN 433

Coube a ilustre presidente do STF adentrar em questão polêmica para o setor de saúde suplementar, não sem provocação, é claro, este papel coube a OAB, que num rompante incumbiu-se do papel de Don Quixote, empunhando como lança a palavra e como escudo os meios de comunicação que tão entendidos são sobre o assunto que chegaram a confundir a decisão proferida com o famigerado reajuste anual dos planos individuais.


Veja Mais

Mecanismos de Regulação – Processo Operacional

A ANS editou em junho as novas regras para os mecanismos de regulação, como resultado de uma discussão iniciada em 2016. A nova Resolução Normativa trouxe critérios mais claros do que a CONSU nº 08/98, estabelecendo limites de 40% para a cobrança das coparticipações, limites de cobranças mensais e anuais, entre outras mudanças.


Veja Mais

Esclarecendo a relação entre Margem de Solvência, Nota Técnica de Inadimplência e RN 430

A Margem de Solvência é uma referência quanto ao valor mínimo de patrimônio líquido a ser mantido pelas Operadoras, ajustado por efeitos econômicos, para operar planos de saúde e garantir a solvência de sua operação, ou seja, honrar os compromissos futuros.


Veja Mais

Audiência pública: Incentivo a melhor desempenho em saúde

No dia 12 de junho de 2018 a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS realizou uma Audiência Pública no Rio de Janeiro, com o intuito de receber sugestões da sociedade para ajudar a melhorar o desempenho em saúde das operadoras. A ideia foi debater sobre incentivos econômico-financeiros, destacando operadoras que apresentam melhores resultados para os seus beneficiários.


Veja Mais

PCBP – Processo de Certificação em Boas Práticas de Atenção à Saúde, Consulta Pública 66 da ANS, Indicadores de Atenção à Saúde

Este é o quinto artigo que tratamos sobre a CP 66, os artigos anteriores abordaram: • Introdução a CP 66 • Análise dos indicadores propostos • Indicadores de Acesso • Indicadores de Processo


Veja Mais

IDSS 2019 - Revisão da Metodologia ano base 2018

A ANS já está trabalhando na revisão do IDSS para o ano de 2019, haja vista que todo ano propõe novas regras para o Programa de Qualificação de Operadoras. A ANS está implantando indicadores que busquem induzir as Operadoras a adotarem em suas diretrizes ações de promoção e de qualidade assistencial, propondo, dessa forma, uma melhor qualidade assistencial para os beneficiários.


Veja Mais

Reajuste – Causa e Efeito

Em meio a turbulência que se tornou a especulação do percentual de reajuste dos planos individuais, onde uma liminar estabelece o teto de reajuste absolutamente inferior as expectativas do mercado e onde uma Agência Reguladora, que em tese seria órgão responsável e competente para estabelecer tal reajuste, recorre dessa ação para cumprir com suas obrigações, é lançada na mídia uma propaganda


Veja Mais

PCBP – Processo de Certificação em Boas Práticas de Atenção à Saúde, Consulta Pública 66 da ANS, Indicadores de Processo

Este é o quarto artigo que tratamos sobre a CP 66, em nosso último artigo sobre o tema apresentamos nossa posição sobre dois dos seis indicadores propostos pela Consulta Pública 66 da ANS aqueles que chamamos indicadores de acesso, no segundo artigo introduzimos os seis indicadores e no primeiro artigo apresentamos a ideia geral da proposta de normativa, que contém mais de 100 páginas. Neste artigo trataremos dos indicadores que abordam os aspectos de processo.


Veja Mais

Inteligência Artificial na Saúde

É fato que a tecnologia veio para facilitar e otimizar todos os processos no qual é utilizada, e com a área da saúde não é diferente. Ultimamente o que mais se escuta falar em nosso setor é sobre Inteligência Artificial. Tanto é que a USP – Universidade de São Paulo lançou no dia 04/06 um curso online gratuito voltado a esse assunto, que inclusive já foi comentado em coluna Contra-Ponto anterior.


Veja Mais